Nossos Produtos

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O protagonista

da temporada

Ao lado do Nivus, T‑Cross e Tiguan Allspace, o Taos completa a família SUVW e a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen com foco no consumidor da América Latina. Robusto, o Taos se destaca quando o assunto é espaço interno e conta com o maior porta-malas entre seus concorrentes diretos, com 498 litros, e uma elevada quantidade de equipamentos de série – além de mais de 100 acessórios à disposição.

Fabricado no complexo industrial de General Pacheco, na Argentina, o Taos desembarcou nas concessionárias de todo o Brasil em junho nas versões Comfortline e Highline, todas equipadas com motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas. Desta maneira, a Volkswagen reforça a estratégia de oferecer gamas mais enxutas, tornando o processo de compra mais simples e fácil aos consumidores.

Potência e alta performance
Equipado com motor 250 TSI Total Flex, que entrega 25,5 kgfm de torque e 150 cv de potência, e pesando somente 1.420 kg, o Taos tem excelentes acelerações e retomadas seguras graças à melhor relação peso/torque do segmento. Sua aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 194 km/h. Lembrando que este moderno, eficiente e robusto propulsor vem sempre acompanhado da transmissão automática de seis marchas, com opção de trocas manuais pela alavanca ou mesmo pelos shift paddles atrás do volante.
Alta tecnologia e segurança

O Taos tem AEB (frenagem autônoma de emergência) com detector de pedreste, ACC (controle adaptativo de velocidade e distância) com tecnologia Stop&Go – dois itens presentes somente em veículos de segmentos superiores – moderno sistema de iluminação IQ. Light, que consegue entregar a melhor luminosidade possível para o motorista sem prejudicar a visibilidade dos demais condutores, ilha digital com o painel Active Info Display e o sistema de infotainment VW Play.

Novos desafios para a inteligência artificial
Para que a tecnologia utilizada no Taos atenda aos mais elevados níveis de exigência e segurança do país, a Volkswagen utiliza robôs de última geração durante o processo de desenvolvimento, assegurando resultados precisos e eficientes. No Brasil, esses robôs estrearam no desenvolvimento do ACC e do AEB do Nivus, lançado em 2020. Com o Taos, no entanto, o desafio aumentou, pois essas tecnologias contam agora com as funções Stop&Go e detecção de pedestres. Durante os testes, os robôs atuam no volante e nos pedais do carro, fazendo também a leitura e o armazenamento de dados, que são acompanhados por uma equipe especialmente treinada de engenheiros da VW.
NP-Novos desafios para a inteligência artificial
Robôs garantem precisão nos testes de tecnologias de segurança, como ACC e AEB
Muito mais tecnologia

O brasileiro que ganhou o mundo

A Volkswagen apresentou oficialmente em julho o Taigo, o novo SUV cupê da marca, totalmente baseado no Nivus brasileiro. O modelo será o primeiro VW desenvolvido na América do Sul com fabricação e comercialização no mercado europeu.

O Taigo traz o design exclusivo do Nivus, muito elogiado pela imprensa especializada em todo o mundo. Com linhas marcantes e robustas, que transmitem forte apelo emocional, o modelo se destaca pela arrojada silhueta cupê, que agrega uma esportividade única em sua categoria. Aliás, o Taigo será o primeiro veículo da Volkswagen na Europa com este tipo de carroceria no segmento A0 SUV, mostrando que inovar está no DNA da Volkswagen em todos os mercados. Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB e motores com a tecnologia TSI, garantindo os mais avançados processos de produção do grupo em todo o mundo.

Em pouco mais de um ano desde seu lançamento 100% virtual, o Nivus conquistou mais de 10 prêmios no Brasil e na América do Sul. Entre eles, o mais relevante: ‘Carro do Ano 2021’, organizado pela Revista Autoesporte. A expectativa agora é que o Taigo siga os mesmos passos do “irmão” brasileiro e conquiste o mercado europeu.

VW Play: tecnologia de ponta com DNA nacional

O VW Play, plataforma de infotainment desenvolvida pela equipe VW no Brasil, ganhou o mundo em 2021. O sistema está presente nas linhas de montagem da Volkswagen Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR), no Brasil, e nas plantas de General Pacheco (Argentina), Puebla (México), Kaluga (Rússia) e Pune (Índia).

Na América do Sul, o VW Play teve sua estreia com o Nivus e atualmente equipa o T-Cross e o Taos. Polo e Virtus são os próximos, já nos modelos 2022. Fruto de um trabalho de três anos com uma equipe composta por de cerca de 50 profissionais da Volkswagen do Brasil, a plataforma mostra o potencial de desenvolvimento de novas tecnologias no país e revela a capacidade de inovação dos engenheiros e engenheiras da nossa região para exportar conhecimento.

O VW Play é o primeiro sistema de infotainment a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes Volkswagen, com aplicativos e serviços inéditos em um veículo. Para garantir que tudo funcione perfeitamente, nas mais variadas condições de uso, foram realizados testes mecânicos, elétricos e climáticos (o veículo foi submetido a temperaturas de -30°C a +85°C). Tudo foi realizado em câmaras específicas, dentro da Volkswagen do Brasil, seguindo normas e padrões internacionais.

Novos apps

A loja de aplicativos do VW Play não para de crescer. Além do iFood, Porto Seguro, Estapar, Ubook, Waze e 12 Minutos, a plataforma passou a contar com o Spotify, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, que permite acesso rápido e fácil a milhões de músicas e podcasts. Também foram adicionados Play Kids, conteúdo voltado para o público infantil, Mobimax (canais de TV aberta), Get In (para restaurantes) e Skeelo (audiolivros).

VW Play no mundo

01

Países em modelos das
Marcas Volkswagen e Skoda

2

Modelos de veículos
equipados.

6

Idiomas

Pioneira em segurança

A Volkswagen do Brasil é pioneira em desenvolvimento e testes de colisão, sistemas de airbag e freios ABS.

50 anos do Laboratório de Segurança Veicular

(GRI 103-2, 103-3, 416-1)
NP - 50 anos do Laboratório de Segurança Veicular

A atenção com a segurança dos veículos produzidos nas fábricas da Volkswagen do Brasil vem de longa data. Pioneira em crash tests no Brasil, a empresa implantou o Laboratório de Segurança Veicular há 50 anos, algo inédito até então no País. Desde 1971, o laboratório está integrado à área de Pesquisa e Desenvolvimento do Produto, atuando tanto na criação e projeto de novos modelos, quanto no aperfeiçoamento de veículos em produção.

Atualmente, sistemas de segurança ativos e de assistência à condução têm papel importante na proteção de motoristas e passageiros dos veículos, bem como pedestres. Além dos testes tradicionais, realizados há décadas, os engenheiros e técnicos do Laboratório de Segurança Veicular trabalham hoje no desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas baseados em digitalização e processamento de dados. A evolução digital possibilita a interação de sistemas como os freios ABS com sensores variados, que vão de acelerômetros a câmeras, radar e ultrassom. Entre os recursos mais conhecidos que equipam os carros da Volkswagen estão o controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica da força de frenagem, detector de fadiga, frenagem pós-colisão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de frenagem de emergência, front-assist, alerta de distância e detector de ponto cego.

NP - 50 anos do Laboratório de Segurança Veicular 2
Testes virtuais

A digitalização também possibilita a realização de testes virtuais, que aceleram o desenvolvimento dos componentes do carro simulando situações reais. Dessa forma, há um grande ganho de tempo de desenvolvimento e redução de custos: o carro só é submetido a um crash test físico após passar por inúmeras simulações.

Histórico
1970
Em 1970, foi criado o departamento de Engenharia de Segurança Veicular e o primeiro laboratório foi inaugurado no ano seguinte nas instalações da Volkswagen no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP). No início, eram realizados testes de colisão frontal e traseira.
1980
Em meados dos anos 1980, a estrutura de Segurança Veicular foi transferida para a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A inauguração da nova pista de crash test foi em 1989. Os novos recursos viabilizaram o desenvolvimento, por exemplo, da família Polo e Fox com ênfase às versões produzidas para o mercado europeu de ambos os veículos, atendendo aos rigorosos requisitos da legislação europeia da época.
Atualmente
Atualmente, a Volkswagen realiza diversos testes de colisão (crash tests) nas mais variadas situações durante o desenvolvimento de um novo veículo. São utilizados diferentes tipos de barreiras e velocidades, além de testes em câmaras climáticas para análise de acionamento de airbags, dispositivos de tração para testes de resistência em carroceria, amassamento de teto e porta, testes no tanque de combustível, para-choques entre outros.
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Nota máxima no Latin NCAP

A Volkswagen do Brasil foi primeira montadora a obter nota máxima no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe. O SUVW Taos conquistou cinco estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, considerando a proteção a adultos, crianças, pedestres e os sistemas de assistência ao condutor. Com isso, a montadora passa a ter a maior e mais segura linha de veículos do Brasil. Além do Taos, Polo, Virtus, T‑Cross, Nivus e Jetta foram avaliados com a nota máxima em segurança.

O novo protocolo do Latin NCAP é divido em 4 grupos de avaliação: Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor. A nota geral é definida pelo menor índice entre os 4 grupos.

Novas ações para a eficiência energética

(GRI 103-2, 103-3, 302-5, 307-1)

A eficiência energética é tratada como prioridade pela Volkswagen do Brasil nas iniciativas de modernização de seu processo produtivo. Além de cumprir os objetivos ambientais do Grupo VW, a empresa tem compromisso com a sociedade e com o planeta para tornar suas fábricas cada vez mais eficientes e promover a conscientização de seus stakeholders.

Nas quatro fábricas, 100% da energia elétrica utilizada vêm de fontes renováveis. As unidades estão implementando iluminação LED e motores de alta eficiência. A certificação ISO 50001, conquistadas pelas fábricas, comprovam que a empresa possui um Sistema de Gestão de Compliance Ambiental e de Energia (SGCAE) bem estruturado e em conformidade com as leis (saiba mais no capítulo Nossas Fábricas).

Na esfera governamental, a Volkswagen do Brasil tem encabeçado discussões e projetos no âmbito do Programa Combustível do Futuro, que tem como princípio o uso de fontes alternativas de energia e o fortalecimento do desenvolvimento tecnológico nacional, buscando lançar a indústria automobilística brasileira como vitrine desse processo e exportar o conhecimento gerado para outros países.

Na linha de produtos, Polo, Virtus, Nivus e T-Cross ganharam equipamentos para ampliar a eficiência energética, como a função Start-Stop, que desliga e liga o motor automaticamente no anda-e-para do trânsito ou nos semáforos, economizando combustível e diminuindo as emissões. Já o ar-condicionado Climatronic permite configurações personalizadas de regulagem.

A Volkswagen do Brasil mantém o compromisso de obter índices de consumo inferiores ao limite estabelecido pela legislação brasileira para toda a frota (1,72 MJ/km). As diretrizes da Política Ambiental e de Energia da empresa orientam o desenvolvimento de todos os produtos. O processo de homologação é acompanhado por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). São realizadas auditorias com o projeto já em produção pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Eletrificação da marca VW

A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao acordo do clima de Paris. O objetivo é tornar a frota e toda a empresa neutras em carbono no máximo até 2050. A companhia já estabeleceu marcos específicos para alcançar essa meta em sua estratégia ACCELERATE e Way to Zero. A eletrificação da frota de veículos é um dos passos determinantes para isso e segue adiante com a família ID..

Na América Latina, a eletrificação da Volkswagen começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo.

Como fabricante global de alto volume, a Volkswagen segue rumo à mobilidade sustentável com as condições específicas dos diferentes mercados em que atua. Na América Latina essa transição deverá ocorrer por meio dos biocombustíveis. A estratégia adota o etanol, uma alternativa energética de baixo carbono que, associada às tecnologias de combustão e híbridas e em conjunto com os veículos elétricos, colocará os mercados emergentes no Way to Zero. Recentemente, a marca anunciou a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Biocombustíveis no Brasil que irá liderar a criação de soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa de etanol e outros biocombustíveis (saiba mais no capítulo Estratégia e Gestão).

De passagem pelo Brasil

Em setembro, a Volkswagen apresentou pela primeira vez na América Latina os modelos 100% elétricos da família ID.: o ID.3 e o ID.4, que já fazem sucesso em países da Europa, nos Estados Unidos e na China. Dentro da estratégia de descarbonização da Marca, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região, a Volkswagen do Brasil promete novidades em breve em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável.

Conforto e eficiência

Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Dependendo da configuração, um modelo ID. pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos. Já a autonomia pode variar de 330 km a 550 km. Ponto importante a ser exaltado é que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).

Carro Mundial do Ano 2021

Por todas essas inovações, o ID.4 foi eleito “World Car of the Year 2021”, o mais conceituado prêmio da indústria automotiva, avaliado por jurados de todo o mundo, inclusive da América Latina.

Detalhes em cada etapa

(GRI 103-2, 103-3, 416-1)

Informações disponíveis aos consumidores

(GRI 417-1)

Todos os produtos são identificados por meio de rótulos e gravações, que atendem às exigências legais (segurança do produto, meio ambiente, qualidade e telecomunicações) e trazem informações complementares da própria Volkswagen do Brasil sobre a funcionalidade e o uso correto de determinados equipamentos e para a manutenção dos veículos. O manual do proprietário é disponibilizado (em livreto e/ou digital) a todos os clientes, com informações apresentadas de modo didático para facilitar o uso correto pelos consumidores, garantindo sua segurança. Com relação à proteção do meio ambiente, vale destacar que existem mais de duas dezenas de observações no manual. A Volkswagen do Brasil participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular coordenado pelo Inmetro e, desde 2017, etiqueta 100% dos veículos.

O protagonista

da temporada

Ao lado do Nivus, T‑Cross e Tiguan Allspace, o Taos completa a família SUVW e a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen com foco no consumidor da América Latina. Robusto, o Taos se destaca quando o assunto é espaço interno e conta com o maior porta-malas entre seus concorrentes diretos, com 498 litros, e uma elevada quantidade de equipamentos de série – além de mais de 100 acessórios à disposição.

Fabricado no complexo industrial de General Pacheco, na Argentina, o Taos desembarcou nas concessionárias de todo o Brasil em junho nas versões Comfortline e Highline, todas equipadas com motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas. Desta maneira, a Volkswagen reforça a estratégia de oferecer gamas mais enxutas, tornando o processo de compra mais simples e fácil aos consumidores.

Potência e alta performance
Equipado com motor 250 TSI Total Flex, que entrega 25,5 kgfm de torque e 150 cv de potência, e pesando somente 1.420 kg, o Taos tem excelentes acelerações e retomadas seguras graças à melhor relação peso/torque do segmento. Sua aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 194 km/h. Lembrando que este moderno, eficiente e robusto propulsor vem sempre acompanhado da transmissão automática de seis marchas, com opção de trocas manuais pela alavanca ou mesmo pelos shift paddles atrás do volante.
Alta tecnologia e segurança

O Taos tem AEB (frenagem autônoma de emergência) com detector de pedreste, ACC (controle adaptativo de velocidade e distância) com tecnologia Stop&Go – dois itens presentes somente em veículos de segmentos superiores – moderno sistema de iluminação IQ. Light, que consegue entregar a melhor luminosidade possível para o motorista sem prejudicar a visibilidade dos demais condutores, ilha digital com o painel Active Info Display e o sistema de infotainment VW Play.

Novos desafios para a inteligência artificial
Para que a tecnologia utilizada no Taos atenda aos mais elevados níveis de exigência e segurança do país, a Volkswagen utiliza robôs de última geração durante o processo de desenvolvimento, assegurando resultados precisos e eficientes. No Brasil, esses robôs estrearam no desenvolvimento do ACC e do AEB do Nivus, lançado em 2020. Com o Taos, no entanto, o desafio aumentou, pois essas tecnologias contam agora com as funções Stop&Go e detecção de pedestres. Durante os testes, os robôs atuam no volante e nos pedais do carro, fazendo também a leitura e o armazenamento de dados, que são acompanhados por uma equipe especialmente treinada de engenheiros da VW.
NP-Novos desafios para a inteligência artificial
Robôs garantem precisão nos testes de tecnologias de segurança, como ACC e AEB
Muito mais tecnologia

O brasileiro que ganhou o mundo

A Volkswagen apresentou oficialmente em julho o Taigo, o novo SUV cupê da marca, totalmente baseado no Nivus brasileiro. O modelo será o primeiro VW desenvolvido na América do Sul com fabricação e comercialização no mercado europeu.

O Taigo traz o design exclusivo do Nivus, muito elogiado pela imprensa especializada em todo o mundo. Com linhas marcantes e robustas, que transmitem forte apelo emocional, o modelo se destaca pela arrojada silhueta cupê, que agrega uma esportividade única em sua categoria. Aliás, o Taigo será o primeiro veículo da Volkswagen na Europa com este tipo de carroceria no segmento A0 SUV, mostrando que inovar está no DNA da Volkswagen em todos os mercados. Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB e motores com a tecnologia TSI, garantindo os mais avançados processos de produção do grupo em todo o mundo.

Em pouco mais de um ano desde seu lançamento 100% virtual, o Nivus conquistou mais de 10 prêmios no Brasil e na América do Sul. Entre eles, o mais relevante: ‘Carro do Ano 2021’, organizado pela Revista Autoesporte. A expectativa agora é que o Taigo siga os mesmos passos do “irmão” brasileiro e conquiste o mercado europeu.

VW Play: tecnologia de ponta com DNA nacional

O VW Play, plataforma de infotainment desenvolvida pela equipe VW no Brasil, ganhou o mundo em 2021. O sistema está presente nas linhas de montagem da Volkswagen Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR), no Brasil, e nas plantas de General Pacheco (Argentina), Puebla (México), Kaluga (Rússia) e Pune (Índia).

Na América do Sul, o VW Play teve sua estreia com o Nivus e atualmente equipa o T-Cross e o Taos. Polo e Virtus são os próximos, já nos modelos 2022. Fruto de um trabalho de três anos com uma equipe composta por de cerca de 50 profissionais da Volkswagen do Brasil, a plataforma mostra o potencial de desenvolvimento de novas tecnologias no país e revela a capacidade de inovação dos engenheiros e engenheiras da nossa região para exportar conhecimento.

O VW Play é o primeiro sistema de infotainment a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes Volkswagen, com aplicativos e serviços inéditos em um veículo. Para garantir que tudo funcione perfeitamente, nas mais variadas condições de uso, foram realizados testes mecânicos, elétricos e climáticos (o veículo foi submetido a temperaturas de -30°C a +85°C). Tudo foi realizado em câmaras específicas, dentro da Volkswagen do Brasil, seguindo normas e padrões internacionais.

Novos apps

A loja de aplicativos do VW Play não para de crescer. Além do iFood, Porto Seguro, Estapar, Ubook, Waze e 12 Minutos, a plataforma passou a contar com o Spotify, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, que permite acesso rápido e fácil a milhões de músicas e podcasts. Também foram adicionados Play Kids, conteúdo voltado para o público infantil, Mobimax (canais de TV aberta), Get In (para restaurantes) e Skeelo (audiolivros).

VW Play no mundo

01

Países em modelos das
Marcas Volkswagen e Skoda

2

Modelos de veículos
equipados.

6

Idiomas

Pioneira em segurança

A Volkswagen do Brasil é pioneira em desenvolvimento e testes de colisão, sistemas de airbag e freios ABS.

NP - 50 anos do Laboratório de Segurança Veicular
NP - 50 anos do Laboratório de Segurança Veicular 2

50 anos do Laboratório de Segurança Veicular

(GRI 103-2, 103-3, 416-1)

A atenção com a segurança dos veículos produzidos nas fábricas da Volkswagen do Brasil vem de longa data. Pioneira em crash tests no Brasil, a empresa implantou o Laboratório de Segurança Veicular há 50 anos, algo inédito até então no País. Desde 1971, o laboratório está integrado à área de Pesquisa e Desenvolvimento do Produto, atuando tanto na criação e projeto de novos modelos, quanto no aperfeiçoamento de veículos em produção.

Atualmente, sistemas de segurança ativos e de assistência à condução têm papel importante na proteção de motoristas e passageiros dos veículos, bem como pedestres. Além dos testes tradicionais, realizados há décadas, os engenheiros e técnicos do Laboratório de Segurança Veicular trabalham hoje no desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas baseados em digitalização e processamento de dados. A evolução digital possibilita a interação de sistemas como os freios ABS com sensores variados, que vão de acelerômetros a câmeras, radar e ultrassom. Entre os recursos mais conhecidos que equipam os carros da Volkswagen estão o controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica da força de frenagem, detector de fadiga, frenagem pós-colisão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de frenagem de emergência, front-assist, alerta de distância e detector de ponto cego.

Testes virtuais

A digitalização também possibilita a realização de testes virtuais, que aceleram o desenvolvimento dos componentes do carro simulando situações reais. Dessa forma, há um grande ganho de tempo de desenvolvimento e redução de custos: o carro só é submetido a um crash test físico após passar por inúmeras simulações.

Histórico
1970
Em 1970, foi criado o departamento de Engenharia de Segurança Veicular e o primeiro laboratório foi inaugurado no ano seguinte nas instalações da Volkswagen no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP). No início, eram realizados testes de colisão frontal e traseira.
1980
Em meados dos anos 1980, a estrutura de Segurança Veicular foi transferida para a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A inauguração da nova pista de crash test foi em 1989. Os novos recursos viabilizaram o desenvolvimento, por exemplo, da família Polo e Fox com ênfase às versões produzidas para o mercado europeu de ambos os veículos, atendendo aos rigorosos requisitos da legislação europeia da época.
Atualmente
Atualmente, a Volkswagen realiza diversos testes de colisão (crash tests) nas mais variadas situações durante o desenvolvimento de um novo veículo. São utilizados diferentes tipos de barreiras e velocidades, além de testes em câmaras climáticas para análise de acionamento de airbags, dispositivos de tração para testes de resistência em carroceria, amassamento de teto e porta, testes no tanque de combustível, para-choques entre outros.
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Nota máxima no Latin NCAP

A Volkswagen do Brasil foi primeira montadora a obter nota máxima no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe. O SUVW Taos conquistou cinco estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, considerando a proteção a adultos, crianças, pedestres e os sistemas de assistência ao condutor. Com isso, a montadora passa a ter a maior e mais segura linha de veículos do Brasil. Além do Taos, Polo, Virtus, T‑Cross, Nivus e Jetta foram avaliados com a nota máxima em segurança.

O novo protocolo do Latin NCAP é divido em 4 grupos de avaliação: Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor. A nota geral é definida pelo menor índice entre os 4 grupos.

Novas ações para a eficiência energética

(GRI 103-2, 103-3, 302-5, 307-1)

A eficiência energética é tratada como prioridade pela Volkswagen do Brasil nas iniciativas de modernização de seu processo produtivo. Além de cumprir os objetivos ambientais do Grupo VW, a empresa tem compromisso com a sociedade e com o planeta para tornar suas fábricas cada vez mais eficientes e promover a conscientização de seus stakeholders.

Nas quatro fábricas, 100% da energia elétrica utilizada vêm de fontes renováveis. As unidades estão implementando iluminação LED e motores de alta eficiência. A certificação ISO 50001, conquistadas pelas fábricas, comprovam que a empresa possui um Sistema de Gestão de Compliance Ambiental e de Energia (SGCAE) bem estruturado e em conformidade com as leis (saiba mais no capítulo Nossas Fábricas).

Na esfera governamental, a Volkswagen do Brasil tem encabeçado discussões e projetos no âmbito do Programa Combustível do Futuro, que tem como princípio o uso de fontes alternativas de energia e o fortalecimento do desenvolvimento tecnológico nacional, buscando lançar a indústria automobilística brasileira como vitrine desse processo e exportar o conhecimento gerado para outros países.

Na linha de produtos, Polo, Virtus, Nivus e T-Cross ganharam equipamentos para ampliar a eficiência energética, como a função Start-Stop, que desliga e liga o motor automaticamente no anda-e-para do trânsito ou nos semáforos, economizando combustível e diminuindo as emissões. Já o ar-condicionado Climatronic permite configurações personalizadas de regulagem.

A Volkswagen do Brasil mantém o compromisso de obter índices de consumo inferiores ao limite estabelecido pela legislação brasileira para toda a frota (1,72 MJ/km). As diretrizes da Política Ambiental e de Energia da empresa orientam o desenvolvimento de todos os produtos. O processo de homologação é acompanhado por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). São realizadas auditorias com o projeto já em produção pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Eletrificação da marca VW

A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao acordo do clima de Paris. O objetivo é tornar a frota e toda a empresa neutras em carbono no máximo até 2050. A companhia já estabeleceu marcos específicos para alcançar essa meta em sua estratégia ACCELERATE e Way to Zero. A eletrificação da frota de veículos é um dos passos determinantes para isso e segue adiante com a família ID..

Na América Latina, a eletrificação da Volkswagen começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo.

Como fabricante global de alto volume, a Volkswagen segue rumo à mobilidade sustentável com as condições específicas dos diferentes mercados em que atua. Na América Latina essa transição deverá ocorrer por meio dos biocombustíveis. A estratégia adota o etanol, uma alternativa energética de baixo carbono que, associada às tecnologias de combustão e híbridas e em conjunto com os veículos elétricos, colocará os mercados emergentes no Way to Zero. Recentemente, a marca anunciou a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Biocombustíveis no Brasil que irá liderar a criação de soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa de etanol e outros biocombustíveis (saiba mais no capítulo Estratégia e Gestão).

De passagem pelo Brasil

Em setembro, a Volkswagen apresentou pela primeira vez na América Latina os modelos 100% elétricos da família ID.: o ID.3 e o ID.4, que já fazem sucesso em países da Europa, nos Estados Unidos e na China. Dentro da estratégia de descarbonização da Marca, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região, a Volkswagen do Brasil promete novidades em breve em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável.

Conforto e eficiência

Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Dependendo da configuração, um modelo ID. pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos. Já a autonomia pode variar de 330 km a 550 km. Ponto importante a ser exaltado é que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).

Carro Mundial do Ano 2021

Por todas essas inovações, o ID.4 foi eleito “World Car of the Year 2021”, o mais conceituado prêmio da indústria automotiva, avaliado por jurados de todo o mundo, inclusive da América Latina.

Detalhes em cada etapa

(GRI 103-2, 103-3, 416-1)

Informações disponíveis aos consumidores

(GRI 417-1)

Todos os produtos são identificados por meio de rótulos e gravações, que atendem às exigências legais (segurança do produto, meio ambiente, qualidade e telecomunicações) e trazem informações complementares da própria Volkswagen do Brasil sobre a funcionalidade e o uso correto de determinados equipamentos e para a manutenção dos veículos. O manual do proprietário é disponibilizado (em livreto e/ou digital) a todos os clientes, com informações apresentadas de modo didático para facilitar o uso correto pelos consumidores, garantindo sua segurança. Com relação à proteção do meio ambiente, vale destacar que existem mais de duas dezenas de observações no manual. A Volkswagen do Brasil participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular coordenado pelo Inmetro e, desde 2017, etiqueta 100% dos veículos.

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