Nossas Pessoas

Nossas Pessoas

Nova VW:

uma empresa
conectada às pessoas

As práticas de gestão de pessoas implementadas ao longo de 2021, ainda fortemente impactadas pelos efeitos da pandemia de Covid-19, exigiu que a Volkswagen estivesse não só cada vez mais conectada com a sua rede de colaboradores, mas também empenhada com o cumprimento dos objetivos estratégicos de negócio em um cenário ainda incerto e altamente desafiador.

A partir do espírito da Nova VW, a empresa se manteve atenta às tendências globais, investindo em um RH cada vez mais digital, em metodologias ágeis, fomentando a diversidade, inclusão, sustentabilidade e impacto social. Dessa forma, a montadora soube se destacar e crescer na atratividade de talentos, garantindo um time forte e engajado. Prova disso é a conquista, pela quarta vez consecutiva, da certificação Top Employer 2022. Assim, a Volkswagen permanece sendo a única entre as fabricantes de automóveis a receber o reconhecimento.

Top Employer

A certificação Top Employer, que mede a evolução do mercado de trabalho, é considerada o mais importante reconhecimento internacional da excelência nas práticas de Recursos Humanos. Quem conduz a metodologia é o Top Employers Institute, presente em 123 países.

Pesquisa Barômetro de Opinião

Em 2021, a Pesquisa Barômetro de Opinião obteve o resultado geral de 87,4% de satisfação dos colaboradores da Volkswagen do Brasil. Melhor resultado histórico, mesmo em um ano desafiador, atestando que a empresa está no caminho certo e que existe uma percepção do público interno em relação à abordagem humana e à preocupação com as pessoas. A nota representa uma ligeira evolução, comparado a 2020 (87,3%). O índice de participação foi de 96%.

A Pesquisa Barômetro de Opinião é o medidor do grau de satisfação dos colaboradores no trabalho, aferido anualmente em todas as unidades do Grupo Volkswagen no mundo. As informações são coletadas por um questionário on-line, de livre opinião, com a garantia de que as respostas serão mantidas em sigilo. Internamente, é considerado como um importante instrumento para que avanços sejam implementados no ambiente de trabalho e para a elaboração dos Planos de Ação pelos líderes em conjunto com seus times.

Índice de Satisfação dos colaboradores

Saúde e segurança: reforço contra a Covid-19

(GRI 103-2, 103-3)

Desde o início da pandemia, a Volkswagen do Brasil adotou medidas de segurança em conformidade com as regras estabelecidas pela OMS e implantou protocolos rígidos para combater a disseminação do coronavírus.

Fechamento das fábricas ​

A Volkswagen foi a primeira indústria automotiva a suspender suas atividades no Brasil em decorrência do avanço da Covid-19. Em março, após a constatação do aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI (segunda onda), a montadora mais uma vez esteve à frente, atenta ao cenário nacional, e interrompeu as atividades relacionadas à produção de todas as suas unidades no país, localizadas nos estados de São Paulo e Paraná, por 12 dias corridos. A medida foi tomada para preservar a saúde dos colaboradores e de seus familiares.

Modelo híbrido flexível ​

O novo modelo de trabalho faz parte da estratégia para a Nova Volkswagen, uma proposta mais moderna e que valoriza a proximidade das pessoas. Serão necessariamente dois dias, no mínimo, no escritório e três dias opcionais em trabalho remoto, sempre alinhado com os gestores. Para garantir os cuidados com os colaboradores nesse novo formato, a empresa distribuiu uma cartilha com dicas e orientações para uma boa ergonomia no trabalho fora do escritório.

Vacinômetro

A Volkswagen criou um painel para acompanhar a vacinação nas fábricas. Para entrar em qualquer unidade é obrigatório ter tomado, ao menos, a 1ª dose da vacina. E todos precisam enviar os comprovantes das doses à área de Serviços Médicos da VW. Essas ações fizeram com que nos últimos dois meses a empresa registrasse uma redução drástica dos números de Covid-19 nas fábricas. Os colaboradores que optaram por não se vacinar (salvo por determinação médica) foram comunicados sobre o descumprimento de uma orientação da empresa e, por consequência, podem receber medidas disciplinares.

Avanço da imunização

1ª Dose
99.97%
1ª e 2ª doses
98.61%
Dose Reforço
23.32%

Medidas de Prevenção

medidas de prevencao1

Todas as instalações da VW estão preparadas para receber as pessoas de forma segura e contam com mais de 80 regras e medidas de prevenção à Covid-19 que incluem a limpeza periódica dos espaços e reforço na desinfecção dos ambientes; medição de temperatura; aumento do número de veículos fretados para garantir o distanciamento das pessoas; nos refeitórios, uso de luvas para servir-se e demarcação de assentos; totens com álcool em gel; distribuição de máscaras de proteção; testagem em massa (após a paralisações); postos avançados de atendimento médico; entre outras.

Ação Social

A Volkswagen do Brasil realizou a doação de 400 mil unidades de máscaras protetoras faciais descartáveis e oito mil litros de álcool em gel para as prefeituras municipais do estado de São Paulo (São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos e Vinhedo), bem como para o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que também recebeu em comodato quatro cilindros de oxigênio. As doações fazem parte de uma ação contínua da empresa para diminuir o impacto da pandemia e vêm somar a outras já em andamento feitas em parceria com o projeto Costurando o Futuro, para a doação de máscaras; Senai, no conserto de ventiladores pulmonares, e prefeituras municipais, no empréstimo de veículos. Outras entregas podem ser acompanhadas nos capítulos “Estratégia e Gestão” e “Nossas Pessoas” do anuário 2020.

Unidos contra a fome

A solidariedade se manteve em alta na Volkswagen do Brasil em 2021. Diversas ações para arrecadar mantimentos, brinquedos, roupas e cobertores foram realizadas pelos colaboradores para auxiliar famílias e instituições beneficentes a atravessarem esses tempos difíceis, agravados pela Covid-19.

Juntos, os colaboradores das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil – São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) – e o Centro de Distribuição de Peças de Vinhedo (SP) arrecadaram 51 toneladas de alimentos não perecíveis que foram distribuídas para 30 instituições localizadas no entorno das plantas.

VW&Eu com a cara da #NovaVW

O aplicativo VW&Eu completou quatro anos em 2021 e ganhou uma versão 4.0, com design totalmente novo e moderno, alinhado ao New Brand Design da marca. O app recebeu também a primeira atualização em sua plataforma tecnológica para o React Native, um framework criado pelo Facebook, nativo do Android e iOS, que permite aos usuários do aplicativo uma melhor experiência e performance em geral. As atualizações são frutos dos feedbacks de entrevistas realizadas com colaboradores, reforçando os princípios do Grupo Volkswagen Essentials #Nós, Não Eu.

O VW&Eu é um canal de comunicação direta da empresa com os colaboradores e traz notícias, comunicados, pesquisas, tabela de preços dos modelos VW com desconto, consulta aos demonstrativos de pagamento, saldo de banco de horas, entre outros serviços. Um dos destaques é a inteligência artificial que responde às principais dúvidas relacionadas a processos de Recursos Humanos e utiliza a tecnologia IBM Watson®.

Diversidade & Inclusão

A Volkswagen coloca a Diversidade & Inclusão como ponto essencial para a Transformação Cultural (Batalha #1). Em 2021, a empresa obteve conquistas significantes no desenvolvimento do tema, mas reconhece que ainda há desafios pela frente. A estratégia para ampliar a Diversidade & Inclusão envolve ações como a revisão de políticas e definição de KPIs; a continuidade do treinamento Diversity Wins na VW, conversas com a Rede de Concessionários, a criação de Grupos de Diálogo e do Comitê de Diversidade e ações que floresçam os compromissos firmados pela empresa (veja abaixo).

1

Estimular a conscientização de toda a organização.

2

Comunicar quais são as novas “regras do jogo” e quais comportamentos não serão mais aceitáveis.

3

Revisitar processos e diretrizes.

4

Escutar ativamente nossas pessoas e seus pontos de vista.

5

Buscar ambientes livres de discriminação.

Treinamentos

Com o tema “A União Move a Volks”, a segunda edição da Semana da Diversidade & Inclusão para os colaboradores da Região SAM colocou em debate a pluralidade cultural, inclusão, representatividade, questões raciais, orientação sexual e conexões humanas em diferentes cenários, principalmente no meio corporativo. O projeto repetiu o formato de sucesso ocorrido em 2020, tendo webinars com a colaboração de executivos da empresa, convidados do mercado, representação interna de trabalhadores, colaboradores e a presença de representantes do Comitê Executivo da empresa.

Toda a liderança irá passar pelo treinamento do programa Diversity Wins @VW, que tem como objetivo conscientizar e promover uma empresa mais inclusiva, atenta aos vieses inconscientes na jornada de trabalho. As atividades tiveram início em 2020 e já foram desenvolvidas com 75% dos líderes, incluindo encarregados e líderes de produção, executivos de todas as áreas de negócio e os membros do Comitê Executivo. O treinamento segue ao longo de 2022 como parte do desenvolvimento contínuo das lideranças da Volkswagen do Brasil.

Mentoria feminina

Com o propósito de aumentar as possibilidades de acesso de mulheres a cargos de gestão surge o Programa de Mentoria Feminina, composto por 15 mentoradas de diversas áreas da VW. Durante o período de um ano (entre 2020 e 2021), elas mantiveram encontros com executivos da empresa, com foco no desenvolvimento da maturidade profissional por meio da troca de experiências. A empresa é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas para promover a equidade de gênero nas empresas (saiba mais no box abaixo). A Volkswagen do Brasil tem como meta passar o número de mulheres em cargos executivos de 14% para 26,3% até 2024, além de aumentar de 9% para 25,7% o número de gerentes e gerentes-executivas do sexo feminino. 

Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação.

Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento por meio das cadeias de suprimentos e marketing.

Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

selo onu mulheres

#OutAtWorkVWGroup

Com a campanha #OutAtWorkVWGroup, colaboradores do mundo todo enviaram uma manifestação forte e positiva em apoio à diversidade sexual, celebrando e contando suas histórias e experiências pessoais como lésbicas, gays, bissexuais, trans, não binários ou queer para marcar o Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia, Interfobia e Transfobia (IDAHOBIT em inglês). A ação foi iniciada pela “We drive proud”, rede LGBTI+ e Amigos do Grupo Volkswagen.

Cartilha para colaboradores

Durante a segunda Semana da Diversidade & Inclusão, a Volkswagen do Brasil lançou sua primeira cartilha direcionada aos colaboradores, um guia prático, desenvolvido para que o público-alvo tenha uma vivência respeitosa e inclusiva no ambiente de trabalho da Nova VW. A cartilha conta com uma gama de conteúdos explicativos e comportamentos que ensinam mais sobre os eixos estratégicos da empresa: mulheres, LGBTI+  e pessoas com deficiência, raça e outras pautas, como religião, gerações, estética e outras diversidades. Também conta com uma sessão onde podem ser encontrados os diversos canais internos de denúncia e uma lista com direitos e legislações em vigor sobre a diversidade e inclusão.

O projeto se junta às cartilhas de Diversidade & Inclusão voltadas para concessionárias e fornecedores (mais informações nos capítulos Nossos Clientes e Nossos Fornecedores).

AB Diversidade

A Volkswagen do Brasil conquistou três categorias do prêmio AB Diversidade 2021: PcD (Pessoas com Deficiência, por estar entre os maiores empregadores), Gerações (empregador de pessoas com 50 anos ou mais) e Liderança Engajada na Diversidade (para Pablo Di Si, atual Chairman Executivo da VW América Latina).

O perfil da força de trabalho

(GRI 102-8, 102-41, 103-2, 103-3, 401-1 e 404-2)

A Volkswagen do Brasil encerrou 2021 com 13.187 colaboradores em jornada integral nas unidades da empresa no País. Devido ao plano de reestruturação, ainda em andamento, e da queda do volume de produção, houve uma redução significativa no número de funcionários da empresa comparado aos anos anteriores.

De 2014 a 2021, a Volkswagen do Brasil adequou seu efetivo para novos patamares de volume de produção. Os ajustes foram realizados nas bases de Acordos Coletivos celebrados entre empresa e sindicatos locais. Para as saídas foi privilegiado o mecanismo de Programa de Desligamento Voluntário (PDV) com incentivo financeiro especial e proporcional ao tempo de serviço na companhia. Em agosto de 2020, a empresa promoveu negociação conjunta com os sindicatos de todas as suas fábricas, considerando o grande impacto da Covid-19, com queda considerável na produção fabril. Foram objetos dessa negociação, entre outros, a abertura de um novo Plano de Demissão Voluntária, para adequação do efetivo. A negociação tem validade até 2025, o que contribuiu significativamente para o resultado alcançado. De modo geral, os índices de rotatividade da VW do Brasil são baixos, o que contribui para a consolidação de equipes bem treinadas e de alta performance.

A Volkswagen assume o compromisso com a saúde física e mental dos trabalhadores desde as primeiras fases do processo produtivo e durante todo o ciclo de produção. O objetivo é equalizar o conceito de saúde, produtividade e qualidade dos nossos produtos, enfatizando que o capital humano é o principal elemento desse processo e o maior patrimônio da empresa.

Em 2021, a VWPP (Volkswagen Previdência Privada) intensificou a comunicação com colaboradores e ex-funcionários por meio dos programas Planejamento Financeiro, Despertar para o Futuro (transição da condição de colaborador para a de aposentado), Processo de Recadastramento On-line e atendimento na Central Externa (recebimento de formulários gerais referentes aos Planos de Aposentadoria e Pecúlio).

Para 2022, a VW do Brasil estabeleceu como meta que 18,44% das posições executivas (Supervisor e acima) sejam ocupadas por mulheres e que 16,45% estejam em posições de Gerente e Gerente Executivo na Empresa. Essas definições a curto prazo firmam o compromisso progressivo da montadora com a equidade de gênero.

Colaboradores por tipo de contrato de trabalho e gênero1

(GRI 102-8)
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Nota de rodapé:

1:Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.

Colaboradores por tipo de contrato de trabalho e região1

(GRI 102-8)
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Nota de rodapé:

1: Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.

Colaboradores por categoria funcional1

(GRI 102-8)
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Nota de rodapé:

1:Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.

Número de colaboradores por faixa etária1

(GRI 102-8)
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Nota de rodapé:

1:Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.

Total e taxa de novas contratações por faixa etária

(GRI 401-1)
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Total e taxa de novas contratações por gênero

(GRI 401-1)
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Total e taxa de novas contratações por região

(GRI 401-1)
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Total e taxa de desligamentos por faixa etária

(GRI 401-1)
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Total e taxa de desligamentos por gênero

(GRI 401-1)
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Total e taxa de desligamentos por região

(GRI 401-1)
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Parcerias que reforçam o time

(GRI 103-2, 103-3 e 404-1)

Além dos mais de 13 mil colaboradores diretos contratados pela Volkswagen do Brasil, cerca de 10 mil terceiros (prestadores de serviços especializados) atuam nas fábricas da empresa. Durante o processo de integração, todos os trabalhadores tomam conhecimento das normas e padrões de Saúde e Segurança do Trabalho para que estejam alinhados ao conjunto de diretrizes seguidos pela Volkswagen do Brasil e possam desenvolver suas atividades evitando acidentes.

As empresas contratadas são obrigadas no processo de concorrência e no período de duração do contrato a cumprir integralmente as exigências trabalhistas e tributárias, conforme a legislação vigente. O Grupo Volkswagen consolidou seus objetivos em relação à prestação de serviços especializados na Declaração de Direitos Sociais e Relações Industriais na Volkswagen, assinada em Bratislava em 2002 e revisada em 2012. Por meio desse documento, acordado entre o Grupo VW, o Comitê Mundial de Trabalhadores da Volkswagen e a Federação Internacional dos Metalúrgicos, foi definido para todos os países e regiões de atuação que a Volkswagen suporta e encoraja expressivamente seus contratantes a levar essa declaração em consideração em suas próprias políticas corporativas como uma vantajosa base para relações mútuas. Suas principais metas são a liberdade de associação, não discriminação, livre escolha de emprego, proibição ao trabalho infantil, parâmetros elementares de remuneração e benefícios, padrões legais de jornada de trabalho e proteção à Saúde e Segurança do Trabalho.

Além dos serviços especializados prestados nas fábricas da Volkswagen do Brasil, a atividade econômica da empresa impacta amplamente uma extensa cadeia de fornecedores, onde também é gerada uma grande quantidade de empregos.

Treinamentos

Em 2021, a média de treinamentos por pessoa chegou a 19 horas na soma das atividades voltadas aos executivos e aos colaboradores de todas as áreas, 16% a mais comparado a 2020 (com média de 16 horas). A capacitação dedicada à liderança registrou 27 horas em média por gestor.

Em decorrência do momento de pandemia vivido o modelo on-line preponderou. Os webinars abordaram temas voltados para desenvolvimento da carreira, novos modelos de trabalho, aprimoramento dos serviços, monitoramento da qualidade, gestão financeira, saúde e segurança no trabalho (na fábrica e em casa). 

VW Learning: plataforma do conhecimento

(GRI 103-2, 103-3 e 404-1)

A VW Learning é um novo conceito que veio transformar e alavancar autodesenvolvimento dos colaboradores na gestão do conhecimento dentro da Volkswagen do Brasil. É uma plataforma digital de aprendizado que pode ser acessada via internet a qualquer momento e em qualquer dispositivo.

O conteúdo é dividido em cinco “escolas” – Inovação, Liderança, Cultura, Experiência do Cliente e Escola Funcional – e cada curso é organizado por temas e competências, com diversas ferramentas: vídeos, podcasts, livros digitais, TEDs, artigos, entre outros. A VW Learning também dá acesso à plataforma Trillio para desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais e à plataforma GoFluent para aprendizagem de idiomas, colocando o colaborador como protagonista e gestor de seu aprendizado. Mais um passo da Transformação Cultural para a Nova VW, visando a uma empresa muito mais digital, ágil e próxima das pessoas.

Média anual de horas de treinamento1

(GRI 404-1)
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Nota de rodapé:

1: O total de colaboradores é a soma das unidades: Anchieta, Taubaté, São José dos Pinhais, São Carlos, Escritórios Regionais e Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo.

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Nota de rodapé:

Os valores de 2020 ficaram abaixo de 2019 pois, com a pandemia, muitos treinamentos tiveram de ser suspensos por um longo período. Após adaptações, os treinamentos voltaram de forma on-line ou ainda com alguns ajustes para que pudessem ser aplicados com toda segurança de forma presencial.

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Retorno ao trabalho e taxas de retenção após licença-maternidade/paternidade

(GRI 401-3)

No ano de 2021, 37 mulheres saíram de licença maternidade, o que representa 4,9% do efetivo feminino da Volkswagen do Brasil. Dessas, 97% continuaram a fazer parte do efetivo após o período de 12 meses do retorno. É importante ressaltar que três das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil possuem em acordo coletivo de trabalho a extensão da licença maternidade totalizando seis meses. O número de licença paternidade representa 1,9% do total de colaboradores do gênero masculino.

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Saúde ocupacional

(GRI 102-11, 403-3)

O Programa de Proteção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) são as ferramentas de controle da exposição dos colaboradores aos riscos na companhia. O primeiro tem foco na preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle de riscos ambientais existentes ou que venham a surgir. Alinhado a este e às Normas Regulamentadoras (NRs), o PCMSO tem como foco a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

A avaliação das medidas previstas nos programas, em 2021, demonstrou que os colaboradores da Volkswagen do Brasil não apresentam riscos de desenvolver doenças específicas ligadas ao trabalho.

Saúde e segurança nos acordos coletivos

(GRI 403-4)

Visando garantir as condições adequadas de trabalho a todo o time, itens de saúde e segurança – aspectos prioritários para a Volkswagen – estão presentes nos acordos coletivos firmados entre a empresa e as entidades sindicais. Assim, os atuais acordos firmados contemplam itens como:

Segurança no trabalho

Índices de segurança1 2

(GRI 403-2)
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Nota de rodapé:

1: Os principais indicadores de segurança no trabalho são: taxa de frequência e taxa de gravidade. A taxa de gravidade (relacionada a acidentes e lesões) engloba o total de dias perdidos em decorrência de acidente ou doença de trabalho. Os indicadores acima e alguns programas de segurança como diálogo de segurança, manutenção preventiva, inspeções de segurança, entre outros, compõem o Safety Index, indicador geral de segurança.
2: A taxa de frequência é calculada levando em consideração o número de acidentes X 1.000.000 / horas trabalhadas. A taxa de gravidade é calculada levando em consideração o número de dias perdidos em virtude do acidente X 1.000.000 / horas trabalhadas.

Flexibilização e diálogo com os sindicatos

(GRI 102-41)

A Volkswagen do Brasil mantém uma relação histórica de respeito e valorização ao estabelecimento de soluções negociadas com as entidades de representação sindical. Esse tipo de relacionamento construtivo e participativo é espelhado no modelo alemão, em que os comitês sindicais estão estruturados e encontram legítima representatividade inclusive no Conselho Diretor do Grupo VW.

Em todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, a Representação Interna de Empregados (RIE) desenvolve o papel de interface entre os colaboradores e os níveis hierárquicos da companhia, criando alternativas para melhoria do clima organizacional e a solução conjunta de demandas internas. Os representantes sindicais são eleitos periodicamente e detêm mandato, em parte, com tempo livre para desenvolvimento de suas atividades de representação.

A Volkswagen do Brasil reconhece que há interesses comuns dos colaboradores e da empresa que podem ser mais bem equacionados se encaminhados conjuntamente. O diálogo permanente e construtivo aumenta a confiança recíproca, desenvolve o respeito mútuo, estimula a cooperação e promove a integração e a harmonia no ambiente do trabalho, reduzindo as tensões, desentendimentos e confrontos. Ainda, a busca por soluções socialmente responsáveis deve orientar as ações dos interlocutores das relações do trabalho, inclusive nas questões correspondentes às condições de trabalho, conforme orienta a Carta dos Direitos Sociais e Relações Industriais da Volkswagen, desde junho de 2002.

Todos os colaboradores horistas e mensalistas (Operacionais e Administrativos) das Unidades da Volkswagen do Brasil estão abrangidos por acordos de negociação coletiva. A Volkswagen do Brasil adota diversas políticas que tratam a questão do emprego e respeito aos direitos dos colaboradores, programas de incentivo aos desligamentos voluntários, ferramentas de flexibilidade que protegem e asseguram o emprego (redução de jornada e lay-off temporário), licenças paternidade, maternidade etc. As medidas de flexibilidade são compromissos para a manutenção do emprego em momentos de crise e oscilação econômica.

Política de remuneração

(GRI 202-1)

A companhia procura manter uma política interna de remuneração competitiva, de modo a atrair e reter os melhores profissionais do mercado, valorizando seu comprometimento e desempenho.

Os salários são atualizados conforme os Acordos Coletivos firmados pela montadora, com negociações específicas para cada fábrica, considerando a realidade da região onde estão inseridas.

Em 2021, a relação percentual entre o salário mínimo vigente no Brasil no período e o menor salário pago pela montadora, considerando todas as fábricas, era de 34%.

Adicionalmente à remuneração direta, todos os colaboradores contam com um pacote de benefícios. Considerado referência no mercado, o pacote abrange plano médico, previdência privada, refeição, transporte fretado e auxílio-creche, entre outros.

Nova VW:

uma empresa
conectada às pessoas

As práticas de gestão de pessoas implementadas ao longo de 2021, ainda fortemente impactadas pelos efeitos da pandemia de Covid-19, exigiu que a Volkswagen estivesse não só cada vez mais conectada com a sua rede de colaboradores, mas também empenhada com o cumprimento dos objetivos estratégicos de negócio em um cenário ainda incerto e altamente desafiador.

A partir do espírito da Nova VW, a empresa se manteve atenta às tendências globais, investindo em um RH cada vez mais digital, em metodologias ágeis, fomentando a diversidade, inclusão, sustentabilidade e impacto social. Dessa forma, a montadora soube se destacar e crescer na atratividade de talentos, garantindo um time forte e engajado. Prova disso é a conquista, pela quarta vez consecutiva, da certificação Top Employer 2022. Assim, a Volkswagen permanece sendo a única entre as fabricantes de automóveis a receber o reconhecimento.

Top Employer

A certificação Top Employer, que mede a evolução do mercado de trabalho, é considerada o mais importante reconhecimento internacional da excelência nas práticas de Recursos Humanos. Quem conduz a metodologia é o Top Employers Institute, presente em 123 países.

Pesquisa Barômetro de Opinião

Índice de Satisfação dos colaboradores

Em 2021, a Pesquisa Barômetro de Opinião obteve o resultado geral de 87,4% de satisfação dos colaboradores da Volkswagen do Brasil. Melhor resultado histórico, mesmo em um ano desafiador, atestando que a empresa está no caminho certo e que existe uma percepção do público interno em relação à abordagem humana e à preocupação com as pessoas. A nota representa uma ligeira evolução, comparado a 2020 (87,3%). O índice de participação foi de 96%.

A Pesquisa Barômetro de Opinião é o medidor do grau de satisfação dos colaboradores no trabalho, aferido anualmente em todas as unidades do Grupo Volkswagen no mundo. As informações são coletadas por um questionário on-line, de livre opinião, com a garantia de que as respostas serão mantidas em sigilo. Internamente, é considerado como um importante instrumento para que avanços sejam implementados no ambiente de trabalho e para a elaboração dos Planos de Ação pelos líderes em conjunto com seus times.

Saúde e segurança: reforço contra a Covid-19

(GRI 103-2, 103-3)

Desde o início da pandemia, a Volkswagen do Brasil adotou medidas de segurança em conformidade com as regras estabelecidas pela OMS e implantou protocolos rígidos para combater a disseminação do coronavírus.

Fechamento das fábricas ​

A Volkswagen foi a primeira indústria automotiva a suspender suas atividades no Brasil em decorrência do avanço da Covid-19. Em março, após a constatação do aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI (segunda onda), a montadora mais uma vez esteve à frente, atenta ao cenário nacional, e interrompeu as atividades relacionadas à produção de todas as suas unidades no país, localizadas nos estados de São Paulo e Paraná, por 12 dias corridos. A medida foi tomada para preservar a saúde dos colaboradores e de seus familiares.

Modelo híbrido flexível ​

O novo modelo de trabalho faz parte da estratégia para a Nova Volkswagen, uma proposta mais moderna e que valoriza a proximidade das pessoas. Serão necessariamente dois dias, no mínimo, no escritório e três dias opcionais em trabalho remoto, sempre alinhado com os gestores. Para garantir os cuidados com os colaboradores nesse novo formato, a empresa distribuiu uma cartilha com dicas e orientações para uma boa ergonomia no trabalho fora do escritório.

Vacinômetro

A Volkswagen criou um painel para acompanhar a vacinação nas fábricas. Para entrar em qualquer unidade é obrigatório ter tomado, ao menos, a 1ª dose da vacina. E todos precisam enviar os comprovantes das doses à área de Serviços Médicos da VW. Essas ações fizeram com que nos últimos dois meses a empresa registrasse uma redução drástica dos números de Covid-19 nas fábricas. Os colaboradores que optaram por não se vacinar (salvo por determinação médica) foram comunicados sobre o descumprimento de uma orientação da empresa e, por consequência, podem receber medidas disciplinares.

Avanço da imunização

1ª Dose
99.97%
1ª e 2ª doses
98.61%
Dose Reforço
23.32%
medidas de prevencao1

Medidas de Prevenção

Todas as instalações da VW estão preparadas para receber as pessoas de forma segura e contam com mais de 80 regras e medidas de prevenção à Covid-19 que incluem a limpeza periódica dos espaços e reforço na desinfecção dos ambientes; medição de temperatura; aumento do número de veículos fretados para garantir o distanciamento das pessoas; nos refeitórios, uso de luvas para servir-se e demarcação de assentos; totens com álcool em gel; distribuição de máscaras de proteção; testagem em massa (após a paralisações); postos avançados de atendimento médico; entre outras.

Ação Social

A Volkswagen do Brasil realizou a doação de 400 mil unidades de máscaras protetoras faciais descartáveis e oito mil litros de álcool em gel para as prefeituras municipais do estado de São Paulo (São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos e Vinhedo), bem como para o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que também recebeu em comodato quatro cilindros de oxigênio. As doações fazem parte de uma ação contínua da empresa para diminuir o impacto da pandemia e vêm somar a outras já em andamento feitas em parceria com o projeto Costurando o Futuro, para a doação de máscaras; Senai, no conserto de ventiladores pulmonares, e prefeituras municipais, no empréstimo de veículos. Outras entregas podem ser acompanhadas nos capítulos “Estratégia e Gestão” e “Nossas Pessoas” do anuário 2020.

Unidos contra a fome

A solidariedade se manteve em alta na Volkswagen do Brasil em 2021. Diversas ações para arrecadar mantimentos, brinquedos, roupas e cobertores foram realizadas pelos colaboradores para auxiliar famílias e instituições beneficentes a atravessarem esses tempos difíceis, agravados pela Covid-19.

Juntos, os colaboradores das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil – São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) – e o Centro de Distribuição de Peças de Vinhedo (SP) arrecadaram 51 toneladas de alimentos não perecíveis que foram distribuídas para 30 instituições localizadas no entorno das plantas.

VW&Eu com a cara da #NovaVW

O aplicativo VW&Eu completou quatro anos em 2021 e ganhou uma versão 4.0, com design totalmente novo e moderno, alinhado ao New Brand Design da marca. O app recebeu também a primeira atualização em sua plataforma tecnológica para o React Native, um framework criado pelo Facebook, nativo do Android e iOS, que permite aos usuários do aplicativo uma melhor experiência e performance em geral. As atualizações são frutos dos feedbacks de entrevistas realizadas com colaboradores, reforçando os princípios do Grupo Volkswagen Essentials #Nós, Não Eu.

O VW&Eu é um canal de comunicação direta da empresa com os colaboradores e traz notícias, comunicados, pesquisas, tabela de preços dos modelos VW com desconto, consulta aos demonstrativos de pagamento, saldo de banco de horas, entre outros serviços. Um dos destaques é a inteligência artificial que responde às principais dúvidas relacionadas a processos de Recursos Humanos e utiliza a tecnologia IBM Watson®.

Diversidade & Inclusão

A Volkswagen coloca a Diversidade & Inclusão como ponto essencial para a Transformação Cultural (Batalha #1). Em 2021, a empresa obteve conquistas significantes no desenvolvimento do tema, mas reconhece que ainda há desafios pela frente. A estratégia para ampliar a Diversidade & Inclusão envolve ações como a revisão de políticas e definição de KPIs; a continuidade do treinamento Diversity Wins na VW, conversas com a Rede de Concessionários, a criação de Grupos de Diálogo e do Comitê de Diversidade e ações que floresçam os compromissos firmados pela empresa (veja abaixo).

1

Estimular a conscientização de toda a organização.

2

Comunicar quais são as novas “regras do jogo” e quais comportamentos não serão mais aceitáveis.

3

Revisitar processos e diretrizes.

4

Escutar ativamente nossas pessoas e seus pontos de vista.

5

Buscar ambientes livres de discriminação.

Treinamentos

Com o tema “A União Move a Volks”, a segunda edição da Semana da Diversidade & Inclusão para os colaboradores da Região SAM colocou em debate a pluralidade cultural, inclusão, representatividade, questões raciais, orientação sexual e conexões humanas em diferentes cenários, principalmente no meio corporativo. O projeto repetiu o formato de sucesso ocorrido em 2020, tendo webinars com a colaboração de executivos da empresa, convidados do mercado, representação interna de trabalhadores, colaboradores e a presença de representantes do Comitê Executivo da empresa.

Toda a liderança irá passar pelo treinamento do programa Diversity Wins @VW, que tem como objetivo conscientizar e promover uma empresa mais inclusiva, atenta aos vieses inconscientes na jornada de trabalho. As atividades tiveram início em 2020 e já foram desenvolvidas com 75% dos líderes, incluindo encarregados e líderes de produção, executivos de todas as áreas de negócio e os membros do Comitê Executivo. O treinamento segue ao longo de 2022 como parte do desenvolvimento contínuo das lideranças da Volkswagen do Brasil.

Mentoria feminina

Com o propósito de aumentar as possibilidades de acesso de mulheres a cargos de gestão surge o Programa de Mentoria Feminina, composto por 15 mentoradas de diversas áreas da VW. Durante o período de um ano (entre 2020 e 2021), elas mantiveram encontros com executivos da empresa, com foco no desenvolvimento da maturidade profissional por meio da troca de experiências. A empresa é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas para promover a equidade de gênero nas empresas (saiba mais no box abaixo). A Volkswagen do Brasil tem como meta passar o número de mulheres em cargos executivos de 14% para 26,3% até 2024, além de aumentar de 9% para 25,7% o número de gerentes e gerentes-executivas do sexo feminino. 

Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres

selo onu mulheres
  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação.

Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento por meio das cadeias de suprimentos e marketing.

Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

#OutAtWorkVWGroup

Com a campanha #OutAtWorkVWGroup, colaboradores do mundo todo enviaram uma manifestação forte e positiva em apoio à diversidade sexual, celebrando e contando suas histórias e experiências pessoais como lésbicas, gays, bissexuais, trans, não binários ou queer para marcar o Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia, Interfobia e Transfobia (IDAHOBIT em inglês). A ação foi iniciada pela “We drive proud”, rede LGBTI+ e Amigos do Grupo Volkswagen.

Cartilha para colaboradores

Durante a segunda Semana da Diversidade & Inclusão, a Volkswagen do Brasil lançou sua primeira cartilha direcionada aos colaboradores, um guia prático, desenvolvido para que o público-alvo tenha uma vivência respeitosa e inclusiva no ambiente de trabalho da Nova VW. A cartilha conta com uma gama de conteúdos explicativos e comportamentos que ensinam mais sobre os eixos estratégicos da empresa: mulheres, LGBTI+  e pessoas com deficiência, raça e outras pautas, como religião, gerações, estética e outras diversidades. Também conta com uma sessão onde podem ser encontrados os diversos canais internos de denúncia e uma lista com direitos e legislações em vigor sobre a diversidade e inclusão.

O projeto se junta às cartilhas de Diversidade & Inclusão voltadas para concessionárias e fornecedores (mais informações nos capítulos Nossos Clientes e Nossos Fornecedores).

AB Diversidade

A Volkswagen do Brasil conquistou três categorias do prêmio AB Diversidade 2021: PcD (Pessoas com Deficiência, por estar entre os maiores empregadores), Gerações (empregador de pessoas com 50 anos ou mais) e Liderança Engajada na Diversidade (para Pablo Di Si, atual Chairman Executivo da VW América Latina).

O perfil da força de trabalho

(GRI 102-8, 102-41, 103-2, 103-3, 401-1 e 404-2)

A Volkswagen do Brasil encerrou 2021 com 13.187 colaboradores em jornada integral nas unidades da empresa no País. Devido ao plano de reestruturação, ainda em andamento, e da queda do volume de produção, houve uma redução significativa no número de funcionários da empresa comparado aos anos anteriores.

De 2014 a 2021, a Volkswagen do Brasil adequou seu efetivo para novos patamares de volume de produção. Os ajustes foram realizados nas bases de Acordos Coletivos celebrados entre empresa e sindicatos locais. Para as saídas foi privilegiado o mecanismo de Programa de Desligamento Voluntário (PDV) com incentivo financeiro especial e proporcional ao tempo de serviço na companhia. Em agosto de 2020, a empresa promoveu negociação conjunta com os sindicatos de todas as suas fábricas, considerando o grande impacto da Covid-19, com queda considerável na produção fabril. Foram objetos dessa negociação, entre outros, a abertura de um novo Plano de Demissão Voluntária, para adequação do efetivo. A negociação tem validade até 2025, o que contribuiu significativamente para o resultado alcançado. De modo geral, os índices de rotatividade da VW do Brasil são baixos, o que contribui para a consolidação de equipes bem treinadas e de alta performance.

A Volkswagen assume o compromisso com a saúde física e mental dos trabalhadores desde as primeiras fases do processo produtivo e durante todo o ciclo de produção. O objetivo é equalizar o conceito de saúde, produtividade e qualidade dos nossos produtos, enfatizando que o capital humano é o principal elemento desse processo e o maior patrimônio da empresa.

Em 2021, a VWPP (Volkswagen Previdência Privada) intensificou a comunicação com colaboradores e ex-funcionários por meio dos programas Planejamento Financeiro, Despertar para o Futuro (transição da condição de colaborador para a de aposentado), Processo de Recadastramento On-line e atendimento na Central Externa (recebimento de formulários gerais referentes aos Planos de Aposentadoria e Pecúlio).

Para 2022, a VW do Brasil estabeleceu como meta que 18,44% das posições executivas (Supervisor e acima) sejam ocupadas por mulheres e que 16,45% estejam em posições de Gerente e Gerente Executivo na Empresa. Essas definições a curto prazo firmam o compromisso progressivo da montadora com a equidade de gênero.

Colaboradores por tipo de contrato de trabalho e gênero1

(GRI 102-8)
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Nota de rodapé:

1:Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.

Colaboradores por tipo de contrato de trabalho e região1

(GRI 102-8)
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Nota de rodapé:

1: Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.

Colaboradores por categoria funcional1

(GRI 102-8)
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Nota de rodapé:

1:Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.

Número de colaboradores por faixa etária1

(GRI 102-8)
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Nota de rodapé:

1:Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.

Total e taxa de novas contratações por faixa etária

(GRI 401-1)
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Total e taxa de novas contratações por gênero

(GRI 401-1)
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Total e taxa de novas contratações por região

(GRI 401-1)
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Total e taxa de desligamentos por faixa etária

(GRI 401-1)
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Total e taxa de desligamentos por gênero

(GRI 401-1)
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Total e taxa de desligamentos por região

(GRI 401-1)
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Parcerias que reforçam o time

(GRI 103-2, 103-3 e 404-1)

Além dos mais de 13 mil colaboradores diretos contratados pela Volkswagen do Brasil, cerca de 10 mil terceiros (prestadores de serviços especializados) atuam nas fábricas da empresa. Durante o processo de integração, todos os trabalhadores tomam conhecimento das normas e padrões de Saúde e Segurança do Trabalho para que estejam alinhados ao conjunto de diretrizes seguidos pela Volkswagen do Brasil e possam desenvolver suas atividades evitando acidentes.

As empresas contratadas são obrigadas no processo de concorrência e no período de duração do contrato a cumprir integralmente as exigências trabalhistas e tributárias, conforme a legislação vigente. O Grupo Volkswagen consolidou seus objetivos em relação à prestação de serviços especializados na Declaração de Direitos Sociais e Relações Industriais na Volkswagen, assinada em Bratislava em 2002 e revisada em 2012. Por meio desse documento, acordado entre o Grupo VW, o Comitê Mundial de Trabalhadores da Volkswagen e a Federação Internacional dos Metalúrgicos, foi definido para todos os países e regiões de atuação que a Volkswagen suporta e encoraja expressivamente seus contratantes a levar essa declaração em consideração em suas próprias políticas corporativas como uma vantajosa base para relações mútuas. Suas principais metas são a liberdade de associação, não discriminação, livre escolha de emprego, proibição ao trabalho infantil, parâmetros elementares de remuneração e benefícios, padrões legais de jornada de trabalho e proteção à Saúde e Segurança do Trabalho.

Além dos serviços especializados prestados nas fábricas da Volkswagen do Brasil, a atividade econômica da empresa impacta amplamente uma extensa cadeia de fornecedores, onde também é gerada uma grande quantidade de empregos.

Treinamentos

Em 2021, a média de treinamentos por pessoa chegou a 19 horas na soma das atividades voltadas aos executivos e aos colaboradores de todas as áreas, 16% a mais comparado a 2020 (com média de 16 horas). A capacitação dedicada à liderança registrou 27 horas em média por gestor.

Em decorrência do momento de pandemia vivido o modelo on-line preponderou. Os webinars abordaram temas voltados para desenvolvimento da carreira, novos modelos de trabalho, aprimoramento dos serviços, monitoramento da qualidade, gestão financeira, saúde e segurança no trabalho (na fábrica e em casa). 

VW Learning: plataforma do conhecimento

(GRI 103-2, 103-3 e 404-1)

A VW Learning é um novo conceito que veio transformar e alavancar autodesenvolvimento dos colaboradores na gestão do conhecimento dentro da Volkswagen do Brasil. É uma plataforma digital de aprendizado que pode ser acessada via internet a qualquer momento e em qualquer dispositivo.

O conteúdo é dividido em cinco “escolas” – Inovação, Liderança, Cultura, Experiência do Cliente e Escola Funcional – e cada curso é organizado por temas e competências, com diversas ferramentas: vídeos, podcasts, livros digitais, TEDs, artigos, entre outros. A VW Learning também dá acesso à plataforma Trillio para desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais e à plataforma GoFluent para aprendizagem de idiomas, colocando o colaborador como protagonista e gestor de seu aprendizado. Mais um passo da Transformação Cultural para a Nova VW, visando a uma empresa muito mais digital, ágil e próxima das pessoas.

Média anual de horas de treinamento1

(GRI 404-1)
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Nota de rodapé:

1: O total de colaboradores é a soma das unidades: Anchieta, Taubaté, São José dos Pinhais, São Carlos, Escritórios Regionais e Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo.

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Nota de rodapé:

Os valores de 2020 ficaram abaixo de 2019 pois, com a pandemia, muitos treinamentos tiveram de ser suspensos por um longo período. Após adaptações, os treinamentos voltaram de forma on-line ou ainda com alguns ajustes para que pudessem ser aplicados com toda segurança de forma presencial.

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Retorno ao trabalho e taxas de retenção após licença-maternidade/paternidade

(GRI 401-3)

No ano de 2021, 37 mulheres saíram de licença maternidade, o que representa 4,9% do efetivo feminino da Volkswagen do Brasil. Dessas, 97% continuaram a fazer parte do efetivo após o período de 12 meses do retorno. É importante ressaltar que três das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil possuem em acordo coletivo de trabalho a extensão da licença maternidade totalizando seis meses. O número de licença paternidade representa 1,9% do total de colaboradores do gênero masculino.

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Saúde ocupacional

(GRI 102-11, 403-3)

O Programa de Proteção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) são as ferramentas de controle da exposição dos colaboradores aos riscos na companhia. O primeiro tem foco na preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle de riscos ambientais existentes ou que venham a surgir. Alinhado a este e às Normas Regulamentadoras (NRs), o PCMSO tem como foco a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

A avaliação das medidas previstas nos programas, em 2021, demonstrou que os colaboradores da Volkswagen do Brasil não apresentam riscos de desenvolver doenças específicas ligadas ao trabalho.

Saúde e segurança nos acordos coletivos

(GRI 403-4)

Visando garantir as condições adequadas de trabalho a todo o time, itens de saúde e segurança – aspectos prioritários para a Volkswagen – estão presentes nos acordos coletivos firmados entre a empresa e as entidades sindicais. Assim, os atuais acordos firmados contemplam itens como:

Segurança no trabalho

Índices de segurança1 2

(GRI 403-2)
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Nota de rodapé:

1: Os principais indicadores de segurança no trabalho são: taxa de frequência e taxa de gravidade. A taxa de gravidade (relacionada a acidentes e lesões) engloba o total de dias perdidos em decorrência de acidente ou doença de trabalho. Os indicadores acima e alguns programas de segurança como diálogo de segurança, manutenção preventiva, inspeções de segurança, entre outros, compõem o Safety Index, indicador geral de segurança.
2: A taxa de frequência é calculada levando em consideração o número de acidentes X 1.000.000 / horas trabalhadas. A taxa de gravidade é calculada levando em consideração o número de dias perdidos em virtude do acidente X 1.000.000 / horas trabalhadas.

Flexibilização e diálogo com os sindicatos

(GRI 102-41)

A Volkswagen do Brasil mantém uma relação histórica de respeito e valorização ao estabelecimento de soluções negociadas com as entidades de representação sindical. Esse tipo de relacionamento construtivo e participativo é espelhado no modelo alemão, em que os comitês sindicais estão estruturados e encontram legítima representatividade inclusive no Conselho Diretor do Grupo VW.

Em todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, a Representação Interna de Empregados (RIE) desenvolve o papel de interface entre os colaboradores e os níveis hierárquicos da companhia, criando alternativas para melhoria do clima organizacional e a solução conjunta de demandas internas. Os representantes sindicais são eleitos periodicamente e detêm mandato, em parte, com tempo livre para desenvolvimento de suas atividades de representação.

A Volkswagen do Brasil reconhece que há interesses comuns dos colaboradores e da empresa que podem ser mais bem equacionados se encaminhados conjuntamente. O diálogo permanente e construtivo aumenta a confiança recíproca, desenvolve o respeito mútuo, estimula a cooperação e promove a integração e a harmonia no ambiente do trabalho, reduzindo as tensões, desentendimentos e confrontos. Ainda, a busca por soluções socialmente responsáveis deve orientar as ações dos interlocutores das relações do trabalho, inclusive nas questões correspondentes às condições de trabalho, conforme orienta a Carta dos Direitos Sociais e Relações Industriais da Volkswagen, desde junho de 2002.

Todos os colaboradores horistas e mensalistas (Operacionais e Administrativos) das Unidades da Volkswagen do Brasil estão abrangidos por acordos de negociação coletiva. A Volkswagen do Brasil adota diversas políticas que tratam a questão do emprego e respeito aos direitos dos colaboradores, programas de incentivo aos desligamentos voluntários, ferramentas de flexibilidade que protegem e asseguram o emprego (redução de jornada e lay-off temporário), licenças paternidade, maternidade etc. As medidas de flexibilidade são compromissos para a manutenção do emprego em momentos de crise e oscilação econômica.

Política de remuneração

(GRI 202-1)

A companhia procura manter uma política interna de remuneração competitiva, de modo a atrair e reter os melhores profissionais do mercado, valorizando seu comprometimento e desempenho.

Os salários são atualizados conforme os Acordos Coletivos firmados pela montadora, com negociações específicas para cada fábrica, considerando a realidade da região onde estão inseridas.

Em 2021, a relação percentual entre o salário mínimo vigente no Brasil no período e o menor salário pago pela montadora, considerando todas as fábricas, era de 34%.

Adicionalmente à remuneração direta, todos os colaboradores contam com um pacote de benefícios. Considerado referência no mercado, o pacote abrange plano médico, previdência privada, refeição, transporte fretado e auxílio-creche, entre outros.

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