Estratégia e Gestão

ACELERA VW impulsiona resultados da empresa

Em 2023, a estratégia corporativa ACELERA VW (2022-2025) concluiu metade do seu ciclo, que tem o objetivo de tornar a Marca +Diversa, +Digital, +Ágil, +Centrada no Cliente e +Neutra em Carbono. Para isso, a estratégia busca catalisar a inovação e a sustentabilidade em todas as operações da montadora, consolidando a Volkswagen do Brasil como protagonista na condução das transformações no setor automotivo.

O ACELERA VW é distribuído em 5 Batalhas (como são chamadas as frentes de atuação da empresa) e contextualiza diretrizes do planejamento global da Volkswagen (ACCELERATE) para o cenário regional. As ações para impulsioná-la foram divididas em 21 grupos na empresa, responsáveis por implementar os projetos e fazer a manutenção dos resultados.

METAS:
Entre as metas estão manter a saúde e segurança dos colaboradores em primeiro lugar, ser um excelente lugar para trabalhar, integrar as pessoas em espaços modernos de coworking, “Liderança Exemplar”, ser uma empresa mais diversa e inclusiva e a mudança de mindset, criando times mais ágeis, digitais e inovadores.

PROGRESSO EM 2023:
Em 2023, a Volkswagen do Brasil consolidou seu compromisso com a diversidade e inclusão ao tornar-se signatária de importantes movimentos sociais, que abrangem os cinco pilares fundamentais da empresa (Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a Rede Empresarial de Inclusão Social para PcDs e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho). A empresa foi reconhecida pelo Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo 2023 na categoria Pessoas com Deficiência, conquistou pelo segundo ano consecutivo a certificação Great Place to Work e, pelo quinto ano consecutivo, a certificação Top Employer. No ranking “Marca Empregadora 2023”, da consultoria Randstad, a empresa figura no Top 10 das mais atrativas para trabalhar no país.

A montadora estabeleceu uma meta corporativa para aumentar a representação de mulheres em cargos de liderança. No âmbito social, celebrou os 50 anos do SENAI Volkswagen, instalado na fábrica Anchieta (SP), com mais de 7 mil formados.

METAS:
Este pilar reforça a oferta de serviços digitais, biocombustíveis, motores flex e novos modelos de negócios, sempre com foco na tecnologia certa para o futuro, soluções para mercados globais e em melhorar a experiência do cliente. Entre as principais metas estão o desenvolvimento de novos produtos baseados na estratégia de descarbonização, as soluções para carros conectados e a nova Ofensiva de Produtos, com 15 novos veículos flex e elétricos até 2025.

PROGRESSO EM 2023:
A Volkswagen do Brasil lançou a Fintech VOU como parte de sua estratégia de novos negócios. Nas inovações tecnológicas, a empresa manteve destaque com o VW Play, desenvolvido localmente e exportado para 70 países, o aplicativo Meu VW e o DDX (Digital Dealer Experience).

A empresa também se sobressaiu na Realidade Aumentada por meio do app VW Experience, que conta com os modelos Taos, Nivus, T-Cross, Amarok, Polo e Virtus para simulação, e investiu em protótipos virtuais e estudos ergonômicos por meio do laboratório de Realidade Virtual, avançando os trabalhos de integração de tecnologias inovadoras.

Na Ofensiva de Produtos, a Marca deu início a eletrificação do portfólio, com a entrada do ID.4 e ID Buzz no VW Sign&Drive, e lançou outros sete modelos: Polo GTS, Novo Virtus, Polo 1st Edition, Novo Polo Track, T Cross The Town, Saveiro 2024 e Tiguan Allspace.

METAS:
Os principais projetos têm foco na otimização de operações e processos, aprimorando as sinergias locais e regionais entre fábricas, marcas e países com impactos na eficiência econômica e diversidade cultural. A meta é simplificar a VW, tornando a empresa cada vez mais ágil, prática, eficiente, digital e sem burocracia.

PROGRESSO EM 2023:
Implementação do Eagle Project para fornecer uma visão macro dos processos na empresa e responder com celeridade os desafios do mercado.

A Central de Serviços Compartilhados (Fast Service Center) está otimizando serviços operacionais na região SAM buscando eficiência em custos e processos e identificado oportunidades de otimização que possam ser implementados ou digitalizados.

Com a implementação da ferramenta Facilita VW, os processos internos cresceram em digitalização e agilidade.

METAS:
O objetivo é desenvolver uma cultura centrada no cliente que envolve desde os processos internos até a jornada do consumidor. As ações deste pilar buscam colocar a satisfação do consumidor no centro de todas as discussões, tratando-a como um tema estratégico e sob responsabilidade de todos da empresa.

PROGRESSO EM 2023:
A Volkswagen do Brasil direcionou seu foco integral para o cliente e vem promovendo uma transformação significativa em sua rede de concessionários para torná-la mais humanizada, tecnológica, acolhedora e moderna. A empresa fechou 2023, com 41% da rede atualizada com o New Brand Design, conceito mundial apresentado em 2020.

Além disso, a VWB conta agora com uma área dedicada ao Customer Experience e obteve o Certificado de Excelência em Atendimento (selo RA1000) do site Reclame Aqui.

METAS:
Fazem parte dessa batalha os pilares dívida zero, redução de CO2 – incluindo parcerias com universidades e centros de pesquisa para avançar com a descarbonização em mercados emergentes –, portfólio mais rentável, manter o fluxo de caixa e lucro operacional positivos e a criação de novas formas de receita para vencer as crises globais que se acumulam desde 2020.

PROGRESSO EM 2023:
A Volkswagen do Brasil foi é pioneira no mercado automotivo ao conquistar o certificado Lixo Zero multisites, que atesta o descarte correto de resíduos em todas as suas unidades.

A empresa conquistou o Selo Ouro no inventário GHG Protocol, evidenciando seu compromisso com a descarbonização. Todas as unidades operam com energia elétrica 100% limpa, proveniente de fontes renováveis certificadas internacionalmente pelo I-REC. Além disso, a empresa deu continuidade ao projeto de adotar o gás natural renovável (biometano) em suas fábricas Anchieta e Taubaté, com previsão de início para o segundo semestre de 2024. No Way to Zero Center, novas parcerias com empresas e universidades foram firmadas para a descarbonização do setor automotivo.

Ao longo dos capítulos do relatório,
algumas iniciativas ESG serão indexadas de acordo com as batalhas que se enquadram,
detalhando ações e resultados.

Way to Zero: o caminho para a mobilidade neutra em carbono

(Batalha 5: Sustentabilidade + Neutra em Carbono)

A caminho de uma mobilidade livre de emissões de carbono para todos, a Volkswagen do Brasil tem o propósito de ser neutra em carbono até 2050, alinhada ao Acordo de Paris. Esse é um compromisso global da Marca, extensivo a todas as subsidiárias. Para atingir esses objetivos, a VW analisa e otimiza todo o ciclo de vida do veículo: desde a pesquisa inicial, passando pelo desenvolvimento e produção. Os maiores geradores de emissões de CO2 na cadeia de suprimentos são mapeados para ações de redução nas emissões.

Pesquisa e inovação

(Batalha 5: Sustentabilidade + Neutra em Carbono)

O Way to Zero Center, localizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), fomenta a inovação e a geração de conhecimento científico e tecnológico na área da mobilidade de baixo carbono, incluindo biocombustíveis. A iniciativa abre oportunidades para a indústria como um todo, pois ao investir em pesquisa e desenvolvimento, o centro promove um networking que fortalece o setor de energia renovável no Brasil.

O Way to Zero Center tem atualmente 20 projetos em andamento, com universidades e empresas, como Unicamp, USP, UFABC, Raízen, Shell e Bosch. O objetivo desses acordos é incentivar a pesquisa de tecnologias que possam aumentar a eficiência energética e o uso de fontes de energia de baixo carbono. Outros projetos estão em discussão, buscando avaliar e melhorar a reciclabilidade dos materiais, sempre com foco na neutralidade de carbono durante o ciclo de vida dos veículos, desde sua manufatura até o seu descomissionamento.

Em junho, o centro de pesquisa promoveu o Primeiro Encontro de Economia Circular na Volkswagen do Brasil, com a presença de mais de 100 colaboradores, para fomentar soluções que promovam a circularidade dos produtos e processos da empresa, discutindo regulamentações, iniciativas do mercado e novas tecnologias visando a reciclabilidade no futuro.

Acordo com a Finep

Em agosto de 2023, a Volkswagen do Brasil firmou um contrato com a Finep para captar recursos destinados ao Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade. O investimento de R$ 259 milhões representa a maior operação da Finep nos últimos dois anos está entre os 10 maiores de toda a história da instituição.

O acordo visa impulsionar pesquisas e projetos em três frentes de trabalho:

  • Descarbonização – engloba a redução da pegada de carbono dos veículos ao longo de seu ciclo de vida. Esse pilar viabiliza o gerenciamento do CO2 e novas pesquisas e projetos relacionados à estratégia Way to Zero.

  • Indústria 4.0 – visa ao desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir ainda mais a pegada de carbono no processo produtivo da fábrica Anchieta.

  • Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada – concentra-se no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e soluções digitais para aprimorar a eficiência, segurança, conectividade e conforto dos veículos da Volkswagen. Essas iniciativas refletem o compromisso da empresa com a vanguarda tecnológica e a sustentabilidade.

Estrutura de governança

(GRI 2-1, 2-9, 202-2)

A Volkswagen do Brasil é uma subsidiária do Grupo Volkswagen de sociedade limitada e capital fechado, com atuação independente e autônoma da Matriz alemã.

A Governança Corporativa é liderada pelo Comitê Executivo Volkswagen (Comex) do Brasil e Região SAM, atualmente formada por 13 membros escolhidos pela Matriz. O grupo se reúne semanalmente para tratar das atividades da empresa e assegurar o alinhamento às estratégias estipuladas para os negócios.

Além do Chairman e do CEO, participam seis vice-presidentes e cinco diretores, sendo 10 homens e três mulheres. Desse total, 54% são brasileiros.

A empresa conta, ainda, com um Comitê Executivo para Região SAM, que engloba, além do Brasil e Argentina, outros 27 países da América do Sul, Central e Caribe. O comitê é formado por 11 membros, representantes da VW do Brasil e da VW Argentina, e está à frente do processo de regionalização da Marca. Na América Latina, as ações são coordenadas pelo Chairman (Presidente) Executivo, com foco em questões estratégicas de negócios na região.

Composição do Comitê Executivo

Alexander Seitz

Chairman Executivo da Volkswagen
na Região América Latina

Ciro Possobom

CEO da Volkswagen do Brasil

Dr. Hendrik Muth

Vice-Presidente de Vendas e Marketing para a Região América do Sul

Miguel Sanches

Vice-Presidente de Operações da
Volkswagen do Brasil e Região SAM

Luiz Eduardo Alvarez

Vice-Presidente de Suprimentos da
Volkswagen do Brasil e Região SAM

Douglas Pereira

Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Dr. Markus Kleimann

Vice-Presidente de Desenvolvimento do Produto, Estratégia e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Roger Corassa

Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil

Cristina Cestari

Chief Information Officer (CIO) da Volkswagen para a Região América do Sul

Silene Chiconini

Diretora de Comunicação da Região SAM e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil

Thomas Mehringer

Diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Amália Cecilia Gonçalves Costa

Diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Luiz Ricardo de Medeiros Santiago

Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Volkswagen do Brasil

Estrutura de sustentabilidade

A Volkswagen do Brasil aborda a sustentabilidade de forma abrangente e transversal. Desde 2021, a empresa estabeleceu a Diretoria de Sustentabilidade, integrada à área de Comunicação e Sustentabilidade, para coordenar as iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança), reportando diretamente ao Chairman da Região e ao CEO do Brasil. O Comitê de Sustentabilidade/ESG é composto por seis áreas fixas: Sustentabilidade, Recursos Humanos, Relações Institucionais e Governamentais, Operações, Compras e Desenvolvimento de Produto. Outras áreas de negócios participam conforme a necessidade.

Objetivos e metas de sustentabilidade¹

WordPress Table

Nota de rodapé:

1 Conheça os compromissos ambientais da Volkswagen do Brasil expressos na Política Ambiental e de Energia

* Objetivos atrelados à dívida ESG com o Bradesco.

Visão, Missão e Propósito

(GRI 2-23)

Princípios internos e externos pautam a atuação do time da Volkswagen do Brasil, com destaque para Visão, Valores e o Propósito da empresa.

Propósito

No caminho da mobilidade neutra em carbono para todas as pessoas.

Missão

Nós fazemos a tecnologia pensada nas pessoas.

Visão

Ser a marca de automóveis mais amada.

Diretrizes e princípios

Além desses, a empresa assume compromissos internos e externos de integridade, dentre os quais estão:

Internos:
Código de Conduta do Grupo Volkswagen, versão 3.0 para colaboradores e parceiros de negócios, com comunicação e capacitações ampliadas desde 2020; Carta Social da Volkswagen, que discorre sobre os direitos sociais e as relações industriais na companhia; a Carta Norma, com o objetivo de identificar e analisar eventuais conflitos de interesses entre os colaboradores; e a Carta de Relações Laborais, que expressa o compromisso da Volkswagen com direitos e princípios de representatividade e sociais.

Externos:
O Grupo Volkswagen é signatário de compromissos e declarações globais com efeito e atuação em todas as suas unidades pelo mundo, como o acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), diretrizes e convenções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres para promover a igualdade de gênero, e o Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. É também a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris, com o objetivo de tornar-se neutra em emissões de carbono até 2050. Nacionalmente, a Volkswagen do Brasil está inserida no Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa). Em 2023, a empresa tornou-se signatária do Movimento Mulher 360, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI, da REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social) e do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, compreendendo as cinco pautas prioritárias de sua estratégia de Diversidade & Inclusão.

Conduta ética e transparente

Princípios éticos

(GRI 2-16, 417-3)

Toda a atuação na empresa é guiada pelas diretrizes do Código de Conduta, da Política de Compliance, pela Política de Governança em Assuntos Governamentais, entre outros documentos internos e externos que procuram assegurar o cumprimento das leis, a boa conduta e a integridade no dia a dia.

De modo geral, a cultura corporativa ética da Volkswagen segue sete princípios basilares:

Conformidade com as leis

(GRI 2-27, 206-1, 417-2, 417-3)

Em 2023, a Volkswagen do Brasil não registrou nenhuma ação judicial movida por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio em que a organização tenha sido identificada como participante. As situações de não conformidade foram definidas com base em casos que envolvam altos valores e possível dano reputacional. Ao longo do ano, o setor Jurídico registrou uma situação de não conformidade. Em processo relativo à Lei Rouanet, a empresa decidiu pelo julgamento antecipado do processo, que foi deferido pela Controladoria-Geral da União (CGU).

A companhia não apresentou nenhuma não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio.

Código de Conduta

O código de conduta da Volkswagen do Brasil foi revisto e atualizado em 2023, em consonância com as diretrizes da Matriz alemã e em sintonia com as demais empresas do Grupo Volkswagen. O novo documento, apresentado no início de 2024 e com vigência imediata, traz as definições políticas da empresa junto a exemplos práticos aplicados à rotina e às relações de trabalho com a Marca. A postura não condizente com diretrizes é tratada como uma violação, passível de sanções. Para garantir que isso não aconteça, a Volkswagen busca manter o aconselhamento e o apoio em seu ecossistema, a fim de que, agindo em conjunto e preventivamente, os valores e a reputação da Marca permaneçam protegidos.
Clique aqui para baixá-lo.

Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Assédio Moral

O enfrentamento ao assédio sexual e moral é uma prioridade da Volkswagen do Brasil. Para combater efetivamente essas práticas, a empresa enfatiza uma postura ética, promovendo o respeito, empatia e a rejeição a qualquer forma de violência ou discriminação. A conscientização sobre a seriedade do assunto e a importância de denunciar casos de assédio são destacadas nas campanhas da empresa, como a Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Moral, que aborda conceitos, contatos e canais de denúncia, além do Termo de Ciência, obrigatório para todos os colaboradores da Volkswagen do Brasil. O projeto foi uma das iniciativas premiadas pela empresa por seu efeito de conscientização e os resultados obtidos nos Canais de Denúncias.

O material está disponível para todos os colaboradores no App VW&Eu (dentro do ConectaRH) e pode também ser baixado aqui.

Integridade alinhada

(GRI 205-2)

A cada dois anos, a Volkswagen do Brasil realiza treinamentos de reciclagem sobre o Código de Conduta e Anticorrupção. Em 2023, todos os empregados foram comunicados sobre os treinamentos e 95% dos colaboradores participaram efetivamente da atividade. A liderança recebe treinamento específico e a Volkswagen faz questão de mostrar que os valores da empresa são cuidados de cima para baixo (“tone from the top”).

Os treinamentos são obrigatórios e o não cumprimento pode resultar em medida disciplinar prevista na política interna. Em 2023, a empresa desenvolveu também capacitações voltadas para colaboradores em processo de formação para cargos de gestão, fornecendo ferramentas de integridade que os auxiliarão na tomada de decisões. Com a campanha Complian-se, formada por lives explicativas, a empresa abordou de forma lúdica temas técnicos como segurança da informação e reembolso de viagens. O conteúdo integrou, posteriormente, o acervo da VW Learning, plataforma de ensino da Volkswagen do Brasil.

Vale lembrar que a corrupção é crime previsto no Código Penal brasileiro (Decreto Lei nº 2848/1940) e na Lei Anticorrupção (Lei nº 12846/2013). Na Volkswagen do Brasil, o conceito está definido na Política de Compliance de forma mais ampla do que o previsto em lei. Orientações específicas sobre o tema podem ser consultadas por todos os colaboradores na Cartilha Anticorrupção. Aspectos relacionados ao tema foram abordados nos seguintes treinamentos: Código de Conduta, Antitruste, Gerenciamento de Riscos, Verificação de Parceiros de Negócios, Lei de Defesa da Concorrência, Prevenção à Lavagem de Dinheiro & Financiamento de Terrorismo e Respeito & Diversidade.

Anualmente, o programa de treinamentos é revisado a fim de que os públicos sujeitos a maior exposição aos riscos de corrupção sejam constantemente capacitados. As atividades são realizadas presencialmente ou de maneira digital por meio da VW Learning.

Diretores comunicados¹ e treinados² sobre procedimentos anticorrupção³

(GRI 205-2a)

WordPress Table

Parceiros de negócio comunicados¹ e treinados² sobre políticas e procedimentos anticorrupção

(GRI 205-2c)

WordPress Table

Nota de rodapé:
1 Colaboradores que receberam ao menos dois comunicados sobre temas relacionados a compliance e integridade, como o Código de Conduta e as Políticas internas, entre outros.
2 Colaboradores que receberam treinamentos específicos sobre o tema de compliance e integridade (públicos identificados com maiores riscos em razão das atividades exercidas).
*Houve uma mudança no número de fornecedores por mencionar somente o número dos fornecedores ativos, em vez dos registrados. Os ativos devem aceitar o código de conduta para parceiros de negócio e fazer um treinamento sobre isso.

Acompanhamento dos processos

(GRI 205-1)

Na Volkswagen do Brasil, o departamento de Auditoria Interna possui uma equipe de 17 profissionais que buscam agregar valor aos processos, tendo adicionalmente um papel consultivo dos negócios da organização, ajudando a estabelecer um ambiente funcional de controle e fornecendo uma revisão independente e objetiva dos processos de negócio, a partir de um plano anual com base em análises de risco e no Código de Conduta. Um comitê corporativo, formado por representantes das áreas de GRC, Recursos Humanos, Auditoria, Segurança e Jurídico, complementa esse monitoramento, definindo estratégias para garantir a adesão da empresa aos princípios éticos definidos em suas políticas corporativas.

Além disso, o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores administrativos (GAP) verifica o quanto cada colaborador atua em conformidade com os regulamentos e procedimentos aos quais a sua atividade está exposta.

Em 2023, 100% das unidades da Volkswagen do Brasil foram contempladas pela avaliação de riscos relacionados à corrupção, abrangendo 22 áreas de negócios distribuídas nas quatro unidades de produção e no Centro de Distribuição de Peças e Acessórios. O processo sistemático avalia riscos relacionados à corrupção, destacando três variantes significativas: corrupção ativa, corrupção passiva e conflitos de interesse.

Denúncias ou suspeitas de corrupção são investigadas pelos comitês responsáveis, com cada caso analisado e ações corretivas implementadas para minimizar impactos negativos. Em situações vinculados à administração pública, a empresa colabora integralmente com as autoridades competentes, visando esclarecimento e ressarcimento, quando aplicável. A Volkswagen do Brasil reforça regularmente a importância da conduta ética e íntegra a todos os colaboradores e parceiros de negócios por meio de campanhas, comunicados e treinamentos.

Proteção de dados

(GRI 418-1)

Por meio do Programa de Governança da Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, a Volkswagen do Brasil adota padrões rigorosos para assegurar a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a privacidade de seus clientes, empregados e parceiros, que incluem medidas preventivas; a identificação e monitoramento de incidentes, contando com um Plano de Resposta estruturado; revisão do mapa das atividades de tratamento de dados pessoais; avaliação de projetos desde a concepção; e a revisão e negociação de cláusulas de proteção de dados em contratos.

A empresa promove periodicamente ações de conscientização dos colaboradores e parceiros acerca da LGPD e da segurança das informações. Entre as atividades previstas no calendário de treinamentos em 2023 esteve a Semana da Segurança da Informação, um evento de cinco dias com participação de convidados de diferentes setores da indústria para a troca de conhecimento e benchmarking.

O nível de maturidade em segurança cibernética avançou de forma consistente ao longo do ano. Com isso, a Volkswagen do Brasil conquistou uma cadeira, com um representante local, no comitê de segurança da informação que Matriz na Alemanha promove.

A empresa manteve-se atenta também à prevenção de invasões e vazamentos de dados, contando com o Security Office Center (SOC) para monitorar todo o seu ecossistema, incluindo a cadeia de fornecedores e demais stakeholders. Como efeito, não foi registrado nenhum vazamento de dados da empresa em 2023.

Ações alinhadas aos direitos humanos

(GRI 2-27)

A Volkswagen do Brasil está comprometida com a responsabilidade pelos direitos humanos, agindo de forma ética e com integridade para garantir boas condições de trabalho, livre associação e transparência nas negociações coletivas. O Grupo Volkswagen assume essa responsabilidade por meio da Declaração do Grupo sobre Direitos Sociais, Relações Industriais e Negócios e Direitos Humanos, conhecida como Carta Social, com ações que se desdobram para todas as empresas. Sobre as condições de trabalho, a Volkswagen do Brasil possui uma declaração sobre a “Lei da Escravidão Moderna”, bem como o Código de Conduta para funcionários e o Código de Conduta para Parceiros de Negócios.

Pilares dos direitos humanos na VW

Em março, a Volkswagen do Brasil participou de uma audiência com o Ministério Público do trabalho, que pediu indenização a 14 trabalhadores, no total de R$ 165 milhões, por trabalho análogo à escravidão praticado na Fazenda Vale do Rio Cristalino, no Pará, entre as décadas de 1970 e 1980.
Em nota púbica, a empresa esclarece que: “O Ministério Público Federal do Trabalho iniciou um processo administrativo contra a Volkswagen do Brasil, em 2019, e notificou a empresa apenas três anos após o início das investigações. A Volkswagen do Brasil rejeita todas as alegações apresentadas nos registos da presente investigação sobre a Fazenda Vale do Rio Cristalino e não concorda com as declarações unilaterais dos fatos apresentados por terceiros. A empresa reforça o compromisso com a responsabilidade social, continua comprometida com os valores éticos e continuará participando e contribuindo para as adequadas condições de trabalho dos seus empregados, bem como para a evolução positiva da sociedade”.

Carta Norma

Na Carta Norma, colaboradores administrativos e horistas, incluindo executivos, mensalistas, terceiros, prestadores de serviço, líderes e encarregados de diversas áreas, declaram conflitos de interesses conforme os requisitos do Código de Conduta e da Política de Compliance. O preenchimento do formulário é feito eletronicamente pelo Portal VW, agilizando a análise de dados e garantindo a confidencialidade das informações. Em 2023, a área de GRC iniciou o processo de digitalização da Carta Norma, a partir dos temas de conflito de interesse.

Canais de denúncias

(GRI 2-26)

Os Canais de Denúncias do Grupo Volkswagen estão disponíveis em tempo integral, permitindo que stakeholders reportem incidentes, má conduta ou violações por telefone, on-line ou presencialmente (no caso dos colaboradores). As denúncias são tratadas de forma padronizada e encaminhadas às áreas competentes para investigação. Os canais são facilmente acessíveis no website, intranet e aplicativo para os funcionários. Na Volkswagen do Brasil, cerca de 150 denúncias anuais são recebidas e avaliadas pela área de Governança, Risco e Compliance, fornecendo dados para melhorias internas e avaliações críticas de potenciais má conduta.

Em 2023, a empresa intensificou a comunicação sobre assédio sexual e moral no trabalho, o que resultou em um número crescente de denúncias, que foram investigadas e devidamente tratadas pelas áreas responsáveis. As ações estão em conformidade como Programa Emprega Mais Mulheres (Lei Federal 14.457/2022), que estabeleceu regras para combater o assédio, principalmente contra as mulheres.

Temas mais investigados

27%

Assédio, tanto sexual quanto moral

19%

Conflito de interesse e possível corrupção passiva

18%

Má gestão (ingerência)

4%

Vazamento de informações

3%

Fraude

2%

Roubo / Desvio de material

27%

Outros

  • 58% das pessoas fizeram de forma identificada
  • 42% de forma anônima

Canais mais utilizados

1. E-mail

2. Contato pessoal (com responsáveis do Canal de Denúncia, RH, Segurança ou Auditoria)

3. CIO (Central Investigation Office, denúncia reportada direto à Matriz, na Alemanha).

4. Formulário da internet
5. Telefone

Como a denúncia é processada

A equipe do Escritório de Investigação examina cada denúncia em busca de um possível desvio de conduta por parte de um funcionário do Grupo Volkswagen e o acompanha sistematicamente o processo, isso inclui a coleta de fatos, especialmente do denunciante. Se a avaliação inicial mostrar motivos de suspeita de violação, será iniciada uma análise por uma Unidade de Investigação dedicada. Em seguida, os resultados serão examinados pelo Escritório de Investigação e medidas apropriadas serão recomendadas. Informações sobre o status* e o resultado do procedimento são compartilhados com o denunciante.

Potenciais violações do Código de Conduta para Parceiros Comerciais por fornecedores, incluindo riscos graves e violações dos direitos humanos e do meio ambiente por fornecedores diretos e indiretos, podem também ser relatadas ao Canal de Denúncias – inclusive denúncias que exijam ação imediata. O Escritório de Investigação informará os departamentos responsáveis, que processarão a questão de acordo. Isso inclui a tomada das medidas necessárias para minimizar ou acabar com as violações e/ou riscos.

* O tempo de processamento varia de acordo com o assunto do procedimento.

Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

(GRI 205-3)

O indicador é considerado confidencial. Todos os casos são recebidos pelo Canal de Denúncias, avaliados e tratados pelos times de Compliance e Auditoria Interna da empresa. Em seguida, os dados apurados são reportados diretamente ao Comex e ao Grupo VW.

Canais de Denúncias Matriz

Canais de Denúncias Local

Busca

Pular para o conteúdo