Mensagem do CEO

Reconhecer nosso legado e
conduzir o futuro da mobilidade no Brasil

(GRI 2-22)

Em 2023, mais do que nunca, comemoramos nossas vitórias. Ao olhar para estes 70 anos de Volkswagen no Brasil percebemos, nitidamente, que temos muitos motivos para isso. São sete décadas de trabalhos contínuos, inovação, criatividade e a dedicação de gerações que acompanham a evolução da nossa Marca.

Avançamos em nosso caminho, contemplando toda essa estrada percorrida. Sabemos que conduzir o futuro da mobilidade no Brasil é uma das nossas missões. E, nesse aspecto, 2023 trouxe grandes contribuições, sobretudo para a nossa estratégia ACELERA VW.

Somos uma empresa feita de pessoas e para pessoas. Em 2023, a Volkswagen tornou-se signatária de importantes movimentos sociais, abrangendo todos os cinco pilares que atuamos (equidade de gênero, igualdade racial, LGBTQIA+, PcDs e gerações), tornando-se a única montadora signatária dos 5 principais movimentos empresariais pela diversidade, equidade e inclusão no País. Recebemos a certificação Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo e a Top Employer pelo sexto ano. Entramos para o ranking Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora 2023”, da Randstad, como uma das empresas mais atrativas para trabalhar no País. Contabilizamos mais de 7 mil profissionais formados pelo SENAI com a Volkswagen, em 50 anos de parceria.

 

Nossa Ofensiva de Produtos esteve em destaque, com 11 dos 15 lançamentos anunciados até 2025 já em circulação no País. A Volkswagen foi a marca que mais cresceu em volume de vendas no Brasil em 2023. Ao todo, foram 345.039 unidades vendidas, sendo quase 80 mil a mais do que o ano passado. Fechamos o ano na liderança SUV, com mais de 141 mil unidades comercializadas, e destaque para o T-Cross como o SUV mais vendido do Brasil (+72 mil unidades). O Novo Tiguan teve seu 1º lote esgotado em menos de três horas, com 1.209 unidades comercializadas no lançamento com a rede, e o Polo foi o carro de passeio mais vendido do ano, com +111 mil unidades comercializadas. Além disso, demos início à nossa estratégia de eletrificação com os lançamentos do ID.4 e ID.Buzz, oferecidos no programa de assinatura VW Sign & Drive.

Foi um tempo de aprendizado e aperfeiçoamento dos nossos processos, voltados para a digitalização e a agilidade dos serviços e entregas, com soluções mais centrados no cliente. Lançamos a fintech VOU, a primeira do setor automobilístico no Brasil, desenvolvemos nossa área de Customer Experience, que em menos de 12 meses de trabalho obteve o certificado de excelência em atendimento do Reclame Aqui. Investimos na nossa rede de concessionários para torná-las mais humana, próxima, digital, aconchegante e moderna. Ampliamos o New Brand Design para a rede, atualmente em 41%, rumo ao 100% (nossa meta para 2024).

Seguimos rumo à mobilidade neutra em carbono. Além do início da eletrificação da marca, recebemos o certificado Lixo Zero multisites, que atesta que todas as nossas unidades no Brasil destinam corretamente seus resíduos. Somos a única montadora com essa certificação no País. Conquistamos o Selo Ouro no inventário GHG Protocol, metodologia que calcula emissões para descarbonização. Todas as unidades da Volkswagen do Brasil utilizam energia elétrica 100% limpa, proveniente de fontes renováveis com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável). Para completar, construímos importantes parcerias para descarbonização do setor automotivo por meio do Way to Zero Center e agora, em 2024, nos preparamos para ser a primeira montadora de veículos do País a utilizar gás natural renovável (biometano) nas fábricas (Anchieta e Taubaté).

É toda essa bagagem que nos leva a celebrar estes 70 anos da VW. Comemoramos com uma grande festa para mais de 5 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera e estendemos as celebrações para nossas fábricas no Family Day, que reuniu mais de 50 mil pessoas. Para continuar as celebrações e contagiar 2024 com esse clima, reassumimos o 2º lugar no ranking de vendas do Brasil.

A Volkswagen se orgulha de ser uma empresa presente na vida dos brasileiros. Reunir esses avanços e coletar todos os nossos esforços ao longo do ano é um pouco do que compartilhamos aqui, nesta edição do nosso Relatório de Sustentabilidade.

Tenha uma boa leitura!

Ciro Possobom
CEO da Volkswagen do Brasil

Busca

Pular para o conteúdo